quinta-feira, 20 de outubro de 2011

o monstrengo

o seguinte texto é escrito no seguinte tom


O meu melhor amigo é um monstrengo imaginário. Sei que é imaginário porque já perguntei a pessoas se o vêem e elas dizem que não. Perguntei poucas vezes e de forma discreta e no meio de outras perguntas ou de uma conversa. O monstrengo gosta de cerveja e cheetos e é imbecil. Estou a conduzir e ele diz-me "buzina a essa gaja que está no meio de duas faixas" e eu buzino por reflexo, a senhora pede desculpa e eu sinto-me mal. O monstrengo refastela-se no banco e ri-se com as mãos na pança redondinha e peluda. Estou no escritório e tenho trabalho para fazer e abro os ficheiros e o monstrengo diz-me "joga aos blogues" e eu digo-lhe "agora não, monstrengo" e ele puxa-me a manga do fato e desvia-me o ponteiro do rato e cometo erros imbecis, "joga àquilo de seres escritor" e eu dou-lhe um berro que faz os meus colegas darem um salto na cadeira. Tento concentrar-me e ele está sempre a coçar-se e a sacudir as orelhas com flap flap flaps sonoros e despudorados. Ao almoço, no restaurante, vira-me as páginas do livro com as patas sujas de óleo do rissol de camarão que pedi para ele, às vezes antes de eu ter acabado de as ler. Ele não lê rápido, ele simplesmente não lê, vê só os padrões geométricos das letras ou começa a contar quantas vírgulas há naquela página. Depois de almoço deixa-me sossegado, dorme debaixo da secretária no meio dos cabos ou faz bonecos na parte de trás de folhas com prints velhos e esquecidos. Tenho de o levar ao colo para o carro e ele adormece com o para-arranca do eixo norte-sul e o update das notícias da crise no rádio.

À noite fazemos concursos de bebida os dois. Temos um jogo que é assim: eu tenho de beber o mesmo que ele. É só isso o jogo e tem acabado sempre num empate.

9 comentários:

Isa disse...

um dia vais descobrir que tem uma galara aí dentro :) hj ouvi uma frase boa: nós temos todos os lados, de toda a gente, acrescento eu...

e outra, nós somos uma parte, um bocadinho, de todas as pessoas com quem nos relacionamos.

bjo

Maat disse...

texto muito jeitoso, sim senhor.

Anónimo disse...

não sei o que é pior, os conhecimentos gramaticais do tolan ou os comentários destas groupies.

São João disse...

nó na garganta
beijinho

ME disse...

O meu monstrinho é mais bolachas...

anatcat disse...

Cheetos já nem os mostrengos gostam, pá!

Aquilo engordura demasiado as mãos e "a pessoa" tem que escrever, seja teclando ou em papel.

(sério que juro a pés juntos que até engordura muito mais que rissóis)

Lays light ou texmex, ou, ainda melhor, latinhas de caju ou amendoas do lidl.

Não falando a voz da sapiência, fala a voz da experiência.

Da triste e vergonhosa experiência.

O meu mostrengo às vezes até tem existência corpórea e marca... é aquele da levi's, amarelo pálido de tanto ter ido à máquina de lavar, cheio de borbotos e com ar de estúpido.

Anónimo disse...

Ui... O Tolan deixou o Autor escrever um post???

Anónimo disse...

Oh Tolan, tu precisas é de arranjar uma gaja e ter um filho com ela.

Sofia disse...

Não sabias mas esse mostrengo tem uma irmã. Gémea.
Quando puderes vem buscá-la, já estou um bocadito farta dela.