sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lisboa

Num café onde vou há sempre uma velhinha resmungona. Senta-se ao balcão e fala sozinha muito alto, com a dicção típica dos bairros marialvas de Lisboa. Tecnicamente, não fala sozinha, mas sim para os empregados do café, gente transmontana que aqui fixou o negócio. O problema é que os empregados mantêm um ar severo e só de vez em quando censuram a senhora por ser tão pessimista. Posso estar a ler Dostoiévski, que pouso sempre o livro e presto atenção literária ao que diz. Ontem:
- Epá, isto de uma pessoa morrer é do caneco. Eu já nem devia tar aqui. 'Não diga isso'? Há 10 anos tentei mandar-me da ponte mas não me deixaram. É o deixastes. Apareceu logo a polícia ó caraças. Apareceram com aqueles carros e um daqueles psicónogos ou psicolatras. Não meta muito leite no galão, está-me sempre a pôr leite a mais no galão. Não deixam uma pessoa atirar-se da ponte sossegada. Este está cada vez pior - olho para a TV, o Luís Goucha apresenta-se com uma toilete berrante e faz maneirismos afectados no programa da manhã com aquela bimba da voz esganiçada - Olha prá aquilo. Tem algum jeito? Um senhor tão jeitoso naquelas figuras. O meu marido é que pensou que se via livre de mim, o cabrão. É o vistes. O galão está muito quente, quer que eu me queime?! Você quer que eu me queime.

Não consigo voltar a ler.

10 comentários:

Beatrix Kiddo disse...

são conversas à altura de um Dostoievsky

binary solo disse...

fez-me lembrar a velha do crime e castigo. mas sem o dinheiro.

Anónimo disse...

isso é tudo mentira

Anónimo disse...

Este imbecil, o de cima, usa o meu nome em vão.

Tolan disse...

é mentira? ehehe o café chama-se tainite, em alcântara. estejam lá entre as 9 e as 10 com um bloco de notas. Costuma estar no banquinho redondo do canto do balcão.

Sofia P. disse...

"Parece mentira mas é verdadeiro, nós somos bonecos de corpo inteiro." Epic stuff.

Aladdin Sane disse...

recomendo: capri, junto à saída do metro do intendente (alm. reis, nascente)

Anónimo disse...

é mentira. procurei o cafe no google, nem existe.

Tolan disse...

Tanite e não Tainite.
(eu digo tainite pronto)
http://aeiou.escape.expresso.pt/lisboa/restaurantes/tanite:5-329917

Anónimo disse...

estive a confirmar com o boneco amarelo do google, a velhota existe mesmo.