terça-feira, 7 de maio de 2013

análise técnico táctica

Saí de um compromisso de trabalho já tarde, a meio do jogo. Não podia ter a internet ligada porque estava a supervisionar um focus group e tinha o cliente mesmo ao meu lado. O camarada alf foi-me informando do andamento do jogo por sms, uma vez que deduzi que o meu habitual informador de sms, o camarada Diego, estivesse no estádio e no estádio festeja-se os golos mais tempo e o sms demora mais 20 segundos que o do amigo no restaurante e  40 a 60 segundos comparando com um amigo que esteja em casa no sofá sem ninguém com quem partilhar o golo.

No caminho para casa, apanho um taxi, relato na tsf, taxista benfiquista. Mas um benfiquista do tipo merdoso. Este começou logo com o discurso anti-Jesus que já estava engatilhado. Foi golo do benfica e o filho da puta nem festejou porque lhe contrariava a teoria de que isto e aquilo e eu não suporto pessoal que já tem a teoria engatilhada para quando o Cardozo falha o drible pela 100092832ª vez. Depois enervei-me com o silêncio do cabrão. Estive para sair do táxi. Não tenho pachorra. Já odeio taxistas por princípio (ando de bicicleta em Lisboa quase diariamente, sei do que falo).

Eu cá só comecei a ser benfiquista merdoso quando ouvi que o Carlos Martins estava a jogar. Aí fiquei ao lado do taxista e transformei-me noutro benfiquista merdoso. Fomos os dois, merdosos, pelo caminho, Lisboa fora. Disse ao taxista isto mesmo: vai ser expulso, é uma questão de minutos, ele não tem capacidade para lidar com a pressão. Sempre detestei o Carlos Martins porque, como Jorge Jesus admitiu na flash interview, é um jogador "sem inteligência emocional", um eufemismo para bronco do caralho. É uma coisa que se vê logo naquele esgar de sofrimento amargo, na ausência total de alegria a jogar, naquela irritação permanente e no olhar provocador, arruaceiro e limitado, uma espécie de Vitor Pereira em versão jogador.

De resto, quanto ao jogo, não vi a maior parte, mas pelo resumo, parece-me que podia ter dado para algo completamente diferente se o Benfica tivesse concretizado as oportunidades na primeira parte, como costuma concretizar. Mas apanhei o Jesus a rezar de cócoras antes do livre do Cardozo. E porquê, toda esta ansiedade? Porquê o desânimo nas bancadas? Porque vamos jogar no Dragão o jogo do título e temos todos - ou quase todos - um pessimismo fruto da experiência? Aqui sim, considero que Jesus tem um mau perfil (pense-se em Koeman por exemplo). É o único ponto. Dou de barato os Carlos Martins e os Robertos do passado. O que me suscita dúvidas é a forma como ele encara os momentos de grande pressão, com um certo pessimismo, como se não "aquerditasse". Ele não pode ser um prolongamento dos adeptos. Tem de ser mais frio e distante. A ideia com que eu fiquei foi que para ele era vital ganhar hoje e vi desespero. Depois na flash interview disse que "tudo está como antes, somos líderes" mas isso tem de passar também durante o jogo.

Por que motivo queríamos ganhar hoje? Para ter a folga de 4 pontos para o jogo de Sábado? Mas... não seria ridículo perder esse jogo e ganhar o campeonato por 1 ponto? Sinceramente, seríamos "campeões" perdendo esse jogo? Por um ponto, depois de perder com o FCP? A festa teria um gosto um pouco amargo. Assim, temos de ganhar para legitimar o nosso título a todos os níveis, até o aritmético. É melhor. Na vida, as alegrias são diametralmente opostas à desgraça potencial.

E pluribus unum.

5 comentários:

Diego Armés disse...

Foda-se, fiquei tão triste lá no Estádio. Um ano inteiro de comunhão - mais um...- e, nesta recta final, afinal não é assim "olha, toma, és campeão". Mas estou contigo. Isto tem de ser olhos nos olhos. The winner takes it all. Desculpa o estrangeiro e o vernáculo, mas fuck it man... É p'ra ganhar.

kiss me disse...

clap clap clap (para quem não percebe, são palminhas)

Sãozinha disse...

'Tou bué de revoltada. Odeio todas as pessoas em geral e o Benfica em particular. Sou uma benfiquista dessas merdosas, eu.

Anónimo disse...

Benfiquista que é Benfiquista sabe que tem de sofrer até ao fim. Não há cá folgas, nem em jogos nem em pontos. Os Benfiquistas não merdosos sabem que quando lá chegamos é pelo caminho mais difícil. É também isso que torna o Benfica maior e os titulos tão saborosos e festejados.

Jibóia Cega disse...

A única coisa que me preocupa para o jogo de sábado é a atitude (injectada pelo treinador) com que vamos entrar em campo. Nada mais.