sábado, 14 de janeiro de 2012

bola

É oficial, desde o Benfica de Erickson que não me lembro de ver um Benfica a jogar o que este Benfica 2011 / 2012 joga. Quando o Setúbal marcou o 1-0 aos 6' só pensei "big mistake, não deviam provocá-los tão cedo" e o 4-1 final pecou por escasso. Consegui visualizar sportinguistas e portistas a bater palminhas lá em casa e a fazer zapping uns momentos depois, mal humorados. Já fiquei entusiasmado noutras épocas, particularmente na primeira época de Jorge Jesus. Aliás, fiquei talvez mais entusiasmado do que agora, mas era ingénuo e vinha de muito tempo sem um campeonato ganho de forma cabal. Fomos humilhados na Champions e pelo FCP em todos os jogos decisivos e não foi por acaso.

O Benfica de 2011/2012 faz esse Benfica campeão parecer um adolescente explosivo e sôfrego. Neste Benfica, há jogadas e detalhes tácticos que me comovem às lágrimas, fico com um nó na garganta. Há um leque de jogadores de topo, banco, soluções tácticas, variações de intensidade de jogo consoante as exigências do adversário e as circunstâncias. Há solidez mental. E fico feliz por o Aimar ter uma equipa que o mereça na fase final da sua carreira. A maturidade vem de, nas últimas duas épocas, termos uma equipa que em momentos decisivos se descaracterizava e isso poder voltar a acontecer.

No crescimento do Benfica, para além de peças novas magníficas, como Witsel, Artur, Garay, Bruno Cesar, Nolito ou Gaitan, e num acréscimo de mística, vejo o crescimento de Jorge Jesus que é hoje radicalmente diferente do que era há 3 anos: muito mais comedido, seguro e experiente a lidar com a adversidade e as expectativas. Jesus é a personificação do Benfica e tudo lhe é perdoado, mesmo frases engraçadas  como "somos livres de sonhar até onde nos deixarem" a propósito da Champions. Por mim, era o nosso Ferguson.

E a propósito de bola, que no meu blogue é um tema esporádico, o http://227218.blogspot.com/ do Diego fez um ano ontem e merece os parabéns, pela escrita, digna de um Aimar.

8 comentários:

Maria Flausina disse...

Já dei os parabéns ao Diego e tenho a agradecer-te a ti o facto de o ter descoberto. É mesmo muito bom. Obrigada!

Joao disse...

Este Benfica também perderia com o Porto da época passada...

Jibóia Cega disse...

Tolan, o Benfica campeao de ha 2 anos poderia ter plantel curto mas era demolidor.

Joao, e com o Naval, o Belenenses, etc.

Tolan disse...

A média de golos é sensivelmente igual à da época 2009/2010 (2,6 golos por jogo). Nos últimos 4 jogos marcou 17 golos. Desde 1994 que não chegava aqui sem derrotas.

Na época passada o Porto xpto do Vilas Boas foi humilhado na champions e venceu uma liga europa que teve 3 clubes nas meias finais, incluindo o Benfica que perdeu com o Braga. Venceu a final por 1 0 muito esforçado.

Este benfica empatou 2-2 em casa do Porto. E esta época, Benfica e Porto estão na Champions.

Anónimo disse...

Há duas épocas, o Benfica não jogou a Champions e só jogou 2 vezes com o Porto. Ganhou em casa e perdeu no Porto. Na Liga Europa, perdeu em Liverpool. Não creio que há dois anos tenhamos sido humilhados em nenhuma ocasião como referes. Acho que o Benfica deste ano é muito mais equilibrado e pode ganhar qualquer jogo mesmo sem jogar bem. O Benfica de há dois anos dava sempre espectáculo. Se não desse, arriscava-se a perder... Acho que é essa a grande diferença. Ah, e há dois anos o JJ acagaçava-se mais nos jogos grandes e mudava o esquema da equipa a despropósito. Hoje não faz isso.

Joao disse...

O Benfica acima de tudo têm melhores soluções, excepto na lateral esquerda.

O que falta ao Benfica é o mesmo que falta o Porto. Melhor competição...

Se não me engano o Porto não perde para o campeonato há 54 jogos seguidos... São praticamente 2 épocas sem perder!!!!

Tolan disse...

Obrigado pelas correcções, a minha memória é péssima. Por humilhação estava a pensar nos 1-3 em casa para a taça mas isso foi o ano passado.

Diego Armés disse...

Podias ter escrito apenas isto: «O Benfica de 2011/2012 faz esse Benfica campeão parecer um adolescente explosivo e sôfrego.» Seria o bastante.

Obrigado pela gentileza. Um abraço