sábado, 27 de novembro de 2010

a pessoa mais infeliz do mundo

Quando estamos infelizes ou nos acontece um azar, pensamos "há quem esteja pior" ou "há alguém mais infeliz do que eu". De facto, tudo é relativo e a consciência de que existe um ser humano pior do que nós, de certa forma, é reconfortante, inspiradora e reveladora do bom carácter humano.

O problema é que, se pensarmos nisto do ponto de vista objectivo, havendo cerca de seis mil e oitocentos milhões de habitantes no planeta Terra, há de haver um desgraçado, um único, que não pode dizer "não faz mal, há pessoas mais infelizes do que eu". De facto até o 2º mais infeliz do mundo está a milhas de distância deste 1º mais infeliz. É certo que não pode usar o plural, mas pode usar o singular: há uma pessoa mais infeliz do que eu. Infelizmente, não sabemos quem é esta pessoa desde que o Schopenhauer morreu em 1860 e uma dúvida invade-nos por vezes: serei eu?

Eu proponho que se faça um estudo aprofundado e internacional para descobrir quem é esta pessoa e afixar cartazes na rua com a cara dela e a sua história de vida, e que se faça um reality show na tvi para todos vermos e nos sentirmos melhor.

A minha suspeita é de que será alguém do mundo ocidental, instruída e sensível. As pessoas mais simples têm limites mais apertados nisto dos sentimentos, as coisas funcionam ao nível do sistema límbico e provocam reflexos básicos como chorar e rir. É preciso muito estudo, reflexão, arte e cultura para chegar ao sublime no sofrimento e suportá-lo com fleuma e aperfeiçoá-lo exige engenho e dedicação.

É certo que o Cardozo terá sido uma pessoa infeliz nos momentos seguintes ao falhar o penalti no Mundial contra a Espanha, mas comparar o Cardozo, por exemplo, com o Pedro Mexia ou o Vasco Pulido Valente, é como comparar um Toyota Yaris com um Ferrari 599 nestas coisas do sofrimento como deve ser.

Para facilitar o estudo, talvez cada país devesse pesquisar nos seus habitantes a pessoa mais infeliz de todas e depois fazia-se um estudo comparativo internacional. Para Portugal, já sugeri o Pedro Mexia, mas haverá de certeza outros. Aceitam-se sugestões.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não está mal o Mexia, mas o António Lobo Antune tem um sofrer quiçá mais apurado. Tem uma áspera camada de patine

Pipoco Mais Salgado disse...

Meu caro Tolan, sofredor a sério, que até parece que compra os sapatos três números abaixo do número normal só para ter um prazer na vida, que é chegar a casa e descalçar os sapatos, é o Tony Carreira, caramba, o homem já foi abandonado pelas mulheres de todas as maneiras e feitios, é atentar na escrita daquilo que ele canta e o meu caro verá que não quem tenha passado pior que este rapaz.

(seria brilhante escolhermos o mais triste da blogosfera, isso é que seria serviço...)

Tolan disse...

Se o Pedro Mexia é o homem mais infeliz de Portugal, será o dos blogs também. Remeto para este seu último post:
http://a-leiseca.blogspot.com/2010/11/still-ill.html

Maat disse...

hoje acabei por vir ter a este post, porque lembrava-me que tinhas escrito algo sobre o pedro mexia ser uma pessoa infeliz. e o post era melhor do que me lembava. então apeteceu-me ler mais posts antigos.
foi então que tive uma ideia para uma aplicaçao: um botaozinho que um gajo carregava e aquilo ia buscar um post random do arquivo do blog. assim tipo o totoloto dos posts.
parece-me uma boa ideia, porque assim tenho de ir ao arquivo de um mês qualquer, fazer scroll e parar ao calhas para sortear o post que vou ler.
pronto, era isso, apeteceu-me partilhar :)