sexta-feira, 31 de maio de 2013

cojones XXL

Teahupoo, no Tahiti, é o santo graal do surf. Caracteriza-se por ter um recife poucos cm abaixo da superfície da água (chega a estar a apenas 50cm) e por criar uma onda rápida e pesada com mais água no tubo (muito mais) do que em baixo, o que a torna muito perigosa e difícil. Apesar das mortes serem raras (duas registadas), os ferimentos graves são comuns e só mesmo surfistas de topo a podem enfrentar nos dias mais pesados.

 A 13 de Maio de 2013 registou-se um dos maiores swells de sempre. São acontecimentos raros, depende da combinação de vários factores (tempestades) e duram um dia. O maior anterior tinha sido em 2010 e o de 2008 deu o filme Code Red, um clássico no género, o que confere a estas sessões o direito a pertencerem à mitologia do surf. Mesmo dentro da sessão, as ondas variam bastante de tamanho e por vezes, pelo meio, há umas raríssimas freak waves monstruosas como esta:

 Minha nossa Senhora...


 Neste video em bruto da sessão, temos uma onda aos 9:20 que é bem capaz de ser a maior de sempre em Teahupoo. Aterrador e pedagógico para quem considerar que a arte tauromáquica é o supra-sumo dos cojones.

Aqui imagens espectaculares, mas sem a onda monstra dos 9:20 do video acima.




3 comentários:

MDRoque disse...

Quem terá a veleidade de pensar que domina o mar ?? Lindo, terrífico, maravilhoso. Até o meu marido ficou embasbacado !!!!

RCA disse...

Surf Safari, Indonésia, já!

Tolan disse...

Epá... o meu destino mais exótico agora é o Baleal :) mas indonésia está na lista.