quarta-feira, 1 de agosto de 2012

músicas boas e músicas más

O "sucesso invertido" dos Miúda com o Eu jogo ténis lembra-me um pouco um mix entre o Nyan Cat e um gps com voz portuguesa. Não sei se isso é necessariamente mau, sinceramente, estou a tentar decidir ainda. A linguagem pop deve permitir todo o absurdo. Nem todos, como muito bem diz a Plaft - que rapidamente gravou o seu próprio cover da música do Jogo Ténis no seu iphone e no caso dela, come feijoada e a feijoada tem feijão, arroz e feijão - podem ser o Rui Reininho e safar-se com o non-sense e gostar das pulgas dos cães. Somos levados a crer que nos Miúda não existe a auto-consciência de um Jarvis Cocker que nunca said he was deep but he is profoundly shallow.

Confesso que com o tempo deixei de conseguir ouvir blues, nick cave, radiohead, tom waits, jeff buckley e toda uma série de música alternativa de que gostava. Não a considero má, longe disso, mas não a consigo ouvir, não sei porquê. Oiço coisas muito alternativas, mais alternativas do que as que  um taxista experiente num dia de chuva em Lisboa consegue debitar antes de começar a corrida.

Sem contar com o filho autista da minha empregada, nunca consegui partilhar com ninguém o meu interesse por coisas como Konigsforst #5 de Gas.


 Mas também comecei a ouvir coisas coisas como Skrillex ou Black Eyed Peas e oiço mais a rádio cidade que a radar. Das duas uma, ou estou a sair do armário, ou então a maturidade musical em mim significa a insensibilidade a certas emoções que antes pedia emprestadas à música. Ai tu bebes e gostas de bares decadentes, Tom Waits? Grande coisa, tenho 3 ressacas por semana pelo menos e vou trabalhar num escritório. Com Powerpoint e Excel.  Tens dúvidas existenciais, Tom Yorke? Resolve lá isso por ti, eu tenho um mês para entregar os relatórios a uma big corporation daquelas com departamentos de marketing agressivos e há um problema nos prazos de pagamento porque um fornecedor quer o dinheiro já mas nós só lhes podemos pagar depois do cliente nos pagar a nós o que sucede lá para outubro e até lá são capazes de nos responsabilizar por 4% de juro mensal num montante de 180 mil euros para pagar aos fornecedores deles e a culpa foi minha por isso cala-te com a grande crise que é acordar a chupar um limão (wtf?!), toma um xanax que isso passa.

Gosto muito deste carro.




É tudo relativo. Há coisas impreterivelmente más, como a versão que o Miguel Ângelo dos Delfins fez da música do Morrissey intitulada "Ontem sonhei que alguém me amava" link aqui - CUIDADO, NÃO RECOMENDADO A PESSOAS SENSÍVEIS OU FACILMENTE IMPRESSIONÁVEIS. Mas mesmo as coisas más, têm a sua utilidade. Para além de relativizarem a maldade de coisas um pouco menos más, podem servir diversos propósitos. A música Ontei Sonhei que Alguém me Amava, segundo um relatório da CIA exposto pela wikileaks, é utilizada em Guantanamo para legalizar as simulações de afogamento (wakeboarding) e melhorar a eficácia da tortura. Os guardas e agentes da CIA têm tampões nos ouvidos e metem a Ontem Sonhei Que Alguém Me Amava a tocar. Quando a cabeça do suspeito é submergida à força, ele fica sem ar e pensa que se vai afogar, o que é incorrecto do ponto de vista de direitos humanos. Em compensação, o suspeito deixa de conseguir ouvir a Ontem Sonhei Que Alguém Me Amava de forma tão nítida (só se ouve o baixo e o bombo) o que significa que lhe estão a prestar um favor humanitário. Quando o puxam de volta à superfície ele pode respirar (outro favor humanitário) mas em compensação pode ouvir melhor a música Ontem Sonhei Que Alguém Me Amava, ficando assim numa situação legal do tipo "gato com uma torrada com manteiga presa às costas que fica suspenso no ar porque os gatos caem sempre em pé e as torradas caem sempre com o lado com manteiga para baixo", enfim, não sei ao certo o termo jurídico exacto.



6 comentários:

disse...

"ontem sonhei que alguém mamava, mas era apenas falso alarme" é idiota, tal como as mentiras piedosas, há traduções que deviam ser conscientemente imprecisas.

este cabrão já estragou uma música de divine comedy, não entendo porque é que não se dedica simplesmente a estragar as dos delfins.

o próprio Puppe admitiu, a Miúda é um projecto melhor que os Oioai porque é loira. ele gosta de rock and role e vestir-se mal, mas prefere manter os níveis de ingestão de proteínas na média europeia.

Maat disse...

wow, isso do gato e a torrada é espectacular! nunca tinha pensado nisso. hoje quando chegar a casa vou fazer a experiência com o messi pra ver o que acontece. não vale a pena fazer à mimi, ela é trenga e cai sempre mal, por isso o mais provável era ficar de pernas para o ar até eu ir lá virá-la.

Tolan disse...

não sei como é que aquilo foi parar ao post. Há uns tempos estava a conseguir finalizar os posts com a ideia inicial / introdutória que era para ser mais do tipo profissional e ver se era convidado para escrever (pago) para uma revista mas assim não vou lá :(

Maat disse...

hmm, ok, se o objectivo é o dinheiro realmente não estás no bom caminho... mas acho que é jeitoso em termos de audiências do blog, os fãs gostam de algum non-sense. que por sua vez leva a fama/notoriedade/livros de posts editados/cds de músicas preferidas(Konigsforst #5 de Gas - tentei ouvir mas não é muito a minha onda)/linha de produtos com marca própria (no teu caso, cerveja ou um jogo de computador, por exemplo), que por sua vez leva a dinheiro :)

Maat disse...

update: depois de cerca de 3 minutos de Konigsforst #5 de Gas, sem perceber de onde vinha a música, e sem a conseguir parar portanto, cheguei a pensar afogar o pc na sanita.

Tolan disse...

É boa não é? Recomendo o álbum zaubergerg, só não coloquei aqui porque acho o Koningforst mais acessível para quem não está habituado.