quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A minha forma de entender física quântica

 Sou uma pessoa curiosa e informada e às vezes farto-me dos livros de divulgação científica que usam bonecos com vaquinhas a levar choques em cercas eléctricas para explicar a teoria da relatividade e tento ir à real stuff e pesquiso papers. Contudo, os meus conhecimentos de física quântica ficam-se pelos bonecos das vaquinhas e a minha interpretação dos papers é sempre um bocadinho livre.

Higgs boson coupling behavior at large top quark coupling in the standard model
Comportamento sexual do bosão de Higgs com grandes casais de topo de quarks modelo standard


We consider the U(1)×SU(2)×SU(3) gauge theory and use the one-loop renormalization group equation for the Higgs coupling λ as a function of ε=gt2/g12 desconfio logo quando alguém começa uma frase com "we consider"... we consider... We quem? As coisas são ou não são, se é preciso ele começar uma teoria todo com um "consideramos que" está aberto o caminho à bandalheira. The behavior of the function x(ε)=λ(ε)/g12 at large ε is studied. temos aqui um marrão com os trabalhos de casa em dia. We estimate upper bounds on both Higgs boson (mH) and top quark (mt) masses which depend upon the embedding scales Λ on which a nonstandard new physics appears. nem tenho aquele V ao contrário no teclado... como é que se faz aquilo? Insert symbol... Λ :) Win! Thus, for Λ=1 TeV one finds mH123 GeV at mt=180 GeV. espera, espera, faz lá essa continha à minha frente na calculadora In our picture the Higgs particle should not be much heavier than 0.3 TeV. eu penso sempre o mesmo antes de pegar numa miúda ao colo à cena macho romântico, ah e tal, não deve pesar mais de 0.3TeV mas depois vai-se a ver e pesam mais que um leitão, lixei as costas umas poucas de vezes e ainda por cima tinha de fingir que estava tudo bem If we expect that the new physics has to appear in the 1 TeV region, our model gives roughly the same upper bound on the Higgs boson mass in the range of the top quark mass between 180 GeV and 200 GeV o problema meu amigo, são as expectativas... sabes lá se vai aparecer na região 1 TeV ou região Norte Centro Searching for the physical Higgs boson at the CERN LHC (the ATLAS program) would allow us to indicate where the new unexpected physics has to be natural. Hmm. Eu apostava que é natural.




Depois de ler umas coisas destas, estou preparado para qualquer diálogo sobre o tema:

- Então Tolan, viste ontem a notícia sobre aquilo do CERN? Da origem do universo e do bosão de Higgs? Como tu és todo dessas cenas...
- Não precisei de ver a notícia... eu já sabia disso. Eu já sabia que o universo tinha começado num bang antes de ser big.
- Então explica lá.
- Então, é assim... o bosão de Higgs precisa de quarks....  Muitos quarks e dos grandes. De topo. Há outros quarks que são os pequeninos e mais de baixo. Esse não interessam. Depois há a questão da massa do bosão. Há uns assim magrinhos e outros mais pesados. Estou a usar esta linguagem simples porque se não usar esta linguagem não me faço entender ok?
- Ok.
- Bom. Os bosões podem aparecer numa região especial que é acima de meia dúzia de tevs, mais coisas menos coisa e quando isso acontece, as leis da física tornam-se inesperadas e os quarks desaparecem e começa um universo.
- Mas o que era aquela notícia do CERN? O acelerador de partículas, o colisacionad... colisonad...
- Colisionador de Hadron. É porque ocorrem colisões de Hadrons entendes? No CERN fazem as experiências com os Hadrons. Porque os bosões são lixados de encontrar percebes? É preciso um túnel muito grande tipo pista de atletismo. Depois deixam assim um rastinho de quarks no chão do túnel e o Hadron vai por ali a correr muito rápido a comer os quarks como o pacman e PIMBA, vai de frente com uma parede e explode e parte-se em bocadinhos: os bosões. E tira-se uma fotografia tipo raio xis à procura dos bosões, só que até agora nunca conseguiram apanhar nenhum.

2 comentários:

Maria Bê disse...

A minha forma de entender física quântica: bosom!? alguém disse bosom!? Coupling!? Tarados, é o que são...
Um sorriso!

Tolan disse...

Eu só quero é que aquilo tudo seja digerido por livros daqueles tipo cosmos, ou então não entendo nada!