terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Carta aberta à pessoa que comprou o Porsche Panamera e o tinha em frente ao Pingo Doce de Alcântara

Hoje de manhã vi o teu Porsche Panamera e fiquei deprimido. Só o tinha visto em fotos e como tal, alimentava a esperança que não passasse de um sonho mau.


Vê-lo ali materializado à porta de um Pingo-Doce, foi uma coisa perturbadora. Não entendo porque fizeste essa escolha de viatura auto-motora. Uma viatura dessas começa nos 97 000 euros e na versão S vai aos 143 0000 euros, versão que tu não adquiriste, talvez numa réstia de bom senso. Tudo isto contradiz a minha fé inabalável no capitalismo como ambiente propício a uma justa selecção natural. Se tens um orçamento a rondar os 100 mil euros para viatura e eu não, submeto-me à evidência que és mais forte do que eu. Mas no capítulo do bom gosto, nessa escolha de carro aproximas-se das escolhas de indumentária do Manuel Luís Goucha. E todos sabemos que o bom gosto é essencial para a sobrevivência na selva de hoje. Bom, pensando no Cristiano Ronaldo, se calhar não é. Mas devia ser. Com esse rico dinheirinho, há tanto carro bonito que podias comprar e ainda te sobrava para comprar uma VW Passat carrinha de 2007 para as idas ao Pingo Doce. Não se vai de Porsche ao Pingo-Doce, por Deus. E não vi, mas digo-te já que não se têm cadeiras de bebé no banco de trás de um Porsche a não ser que se seja divorciado.

Sem mais,

Tolan




A Porsche decaiu muito nos últimos anos e vai continuar o caminho de ser uma VW premium. O Jeremy Clarkson explica porquê:

18 comentários:

Izzie disse...

Foi o James Dean espatifar-se ao volante de um Porsche para isto. Já não se respeita o glamour dos vivos e a memória dos mortos, é o que é.
(o cayenne também é inenarrável. Freud explica.)

Prezado disse...

Porsche familiar. Tá tudo dito.

Teresa disse...

Não viu nada.

Isso foi um sonho MAU. MUITO MAU!!!

Pronto, já passou :palmadinha nas costas: ;)

SS disse...

adoro o Jeremy Clarkson :D

Anónimo disse...

Tolan,
Já não quero casar contigo!!!
Acabou-se TUDO (em maiúsculas para não haver dúvidas) entre nós.

pequena doroteia disse...

Como é isso?! Não podemos desistir todas ao mesmo tempo!

Anónimo disse...

Também não concordo que se vá de Panamera ao Pingo Doce...mas gosto e quero acreditar que a unica alternativa ao Panamera que este senhor tem na garagem é um Porsche 911, e aí o Panamera é sem duvida o veiculo a usar... Se nao tem 911, não tem um Porsche a sério. :)

Catrapisca disse...

Jeremy Clarkson... e sim, é muito feio!

Diana disse...

Como diz o Prezado, "Porsche familiar" é o suficiente. Um Porsche não pode comportar mais de duas pessoas lá dentro.

Anita disse...

Eu não me importava de ir num Porshe [mas dos verdadeiros, que esse não é um Porshe] ao Pingo Doce, ao Continente, ao Jumbo ou até mesmo ao Lidl.
Se o Panamera já me deixou com rugas na testa, nariz encarquilhado e boca com um trejeito em sinal de desagrado, a versão station [até dói aplicar o conceito de station num Porshe!] deixa-me a ponto de bolsar!
Izzie: CLAP, CLAP, CLAP! Palminhas para ti!!!

Anónimo disse...

sinais exteriores de riqueza são completamente old fashioned. ser pobre é que é da cena.

Anónimo disse...

Caríssimos, li a declaração à qual n poderia deixar de comentar. Aqui, neste caso, o problema parece-me mais ser o " Se tens um orçamento a rondar os 100 mil euros para viatura e eu não, submeto-me à evidência que és mais forte do que eu", e n o Porsche propriamente dito ou a Porsche. Como proprietário de um, a Diesel, utilizo-o no dia-a-dia e vou ao Lidl, Pingo Doce, Continente e, acima de tudo, ao meu trabalho, aliás onde passo cerca de 14h / dia, para ser, igualmente, como diz, forte...

Anónimo disse...

E já agora, antes de me atirarem logo com a primeira pedra, alguém tem um Porsche ou pelo menos já conduziu um? Cumprimentos.

SS disse...

@anónimo: eu nunca conduzi um, mas adoraria. é capaz de me proprocionar essa experiência?

Izzie disse...

@ anónimo, não, sou pobrezinha, apesar de me mobile também falar alemão. Se me emprestar o seu, com o depósito atestado (que presumo que aquela cavalagem toda beba que se farta), não me faço rogada.

Tolan disse...

anónimo, já conduzi um porsche, um cayman s (por acaso, o meu preferido, a par do carrera GT) Eu gosto da Porsche e por isso é que me preocupa a decadência do design e do posicionamento... decadência, aliás, geral, na maior parte das marcas automóveis que passam do nicho para o mainstream. A Jaguar é o caso mais chocante. Evidentemente que o gosto é uma coisa pessoal, mas é normal que uma marca automóvel faça as coisas de forma diferente quando vende para massas. A porsche vendeu mais de 100 mil carros em 2011. E o Panamera é um campeão de vendas, particularmente nos EUA e na Ásia.

Anita disse...

Caro anónimo,
Por acaso já andei uns metros ao volante de um Porshe 911 Targa. Não digo conduzir pois o nervoso, a excitação e na altura, admito, a falta de kit mãos permitiram-me avançar uns metros com as pernas a tremer.
Não se trata, julgo eu, de criticar ou sequer invejar que os tem, mas sim no facto de uma marca de topo começar a perder a identidade enquanto fabricante de carros que lhe valeram a fama e sucesso. Por alguma razão o Panamera e o Cayenne são os únicos modelos da Porshe que impedem os seus proprietários de pertencer ao Clube...
Não se trata de quem tem orçamento para os comprar nem de quantas horas se trabalha para ter tal orçamento. É apenas uma questão de gosto e para isso o orçamento é algo irrelevante.
Pronto, mas pode sempre propôr aqui um test drive ao seu bólide para fazer o gosto ao dedo à plebe ;)

Anónimo disse...

Hi theгe ӏ am sо glad I found
youг blog page, I really fοund you
by error, while I was lookіng on Aol for something еlse, Anуhоω I am here nоw and would just like to sау thаnks for а
incrediblе ρost and a all round thrillіng blog (I alѕο love the theme/design), I
ԁon't have time to read it all at the moment but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the fantastic work.

Have a look at my page :: payday loans uk