sexta-feira, 9 de setembro de 2011

a homofobia

Durante muito tempo pensei que era homofóbico porque tinha fobia de pessoas em geral e pensava que a homofobia tinha origem grega e se referia a uma coisa do género fobia ao homo sapiens. Depois, graças às aranhas, percebi a diferença entre uma fobia e o não gostar de e confirmei numa enciclopédia que o termo correcto seria antropofobia.

Quando percebi que a homofobia se referia a fobia a homens que gostam de andar aos beijinhos com outros homens fiquei fascinado com os homofóbicos e com a homofobia. Primeiro, certifiquei-me que isso não implicava que nos quisessem dar beijinhos a nós contra a nossa vontade. É  que disso eu tenho medo, desde criança, quando as minhas tias idosas me davam aqueles beijos pegajosos na cara. Mas não, pelos vistos há pessoas que têm mesmo medo e ódio de homens que gostam de dar beijinhos uns aos outros e andar de mão dada e decorar casas e ouvir Abba. É preciso ser-se muito maricas....

Compreendo perfeitamente a claustrofobia, ninguém gosta de ser encerrado vivo num caixão. Também percebo a aracnofobia. Para além de ser possuidor da mesma, a verdade é que isso advém de um instinto natural, o medo de animais venenosos e que explica porque temos medo instintivo de cobras ou administradores de bancos. Ou fobias como a nictofobia, o medo do escuro. É instintivo ter medo do escuro e penso que o racismo pode ter aqui uma base legítima onde se sustentar.

Mas a homofobia? Colocaria a homofobia no mesmo patamar da anatidaefobia (medo de ser observado por patos) ou da ombrofobia (medo de chuva).

O que é que um homossexual nos vai fazer? Bater-nos com a malinha de mão? Declamar poesia de José Luis Peixoto em voz alta? Precipitar-se e arrancar-nos das mãos a última peça de roupa nos saldos? Cortar-nos mal o cabelo? Contratar patos detectives para nos observarem em dias de chuva?
Francamente, há preconceitos que não se entendem.
Aqui há dias fui alertado pelo Facebook para um abaixo assinado devido a manifestação homofóbica vinda de um homo erectus chamado António Saraiva e que é o editor de um jornal que é o Sol.
Gerou-se um movimento no facebook para que se boicotasse o Sol e com isso se prejudicasse muito aquela publicação, uma vez que sabemos que é possível destruir Londres ou mudar regimes ditatoriais com recurso a muitos likes no facebook. Fiquei surpreendido de saber que na base de leitores do Sol se encontram muitos homossexuais e defensores da causa homossexual, algo que pensei que era exclusivo da Maxmen, da GQ ou da Mens Health.

Eu pessoalmente boicoto o Sol desde que existe porque sempre fui AntóniSaraivofóbico. O António Saraiva tem a capacidade de escrever de uma forma tão repulsiva que já me aconteceu ver a minha opinião expressa por ele num texto que me enviam, assim sobre assuntos triviais como justiça, economia ou política internacional e com o subject "olha-me este bronco" e simplesmente passar a ter opinião oposta à que tinha. Era capaz de ser a favor da pena de morte se ele escrevesse um texto a explicar porque era contra e eu o lesse. É por isso que evito lê-lo ou ainda me iam encontrar com os Talibans no Afeganistão e depois ia preso para o Forte de Peniche e ser fotografado numa cela, com o Paulo Portas orgulhoso em primeiro plano.
Existem homofóbicos que são de facto básicos em geral e a homofobia é apenas uma manifestação de ódio indiferenciado, ao mesmo nível que ser nazi, do Opus Dei ou adepto do FCP.

Mas o António Saraiva manifesta aquela homofobia de quem é, no íntimo, homossexual reprimido. Isto é algo que verifiquei ao longo da vida: pessoas que têm um determinado impulso e se tornam fundamentalistas contra quem cede a esse impulso e o tema emerge do nada, nas alturas menos propositadas. Estão num café a ver a bola e viram-se para o lado e comentam "O Cristiano Ronaldo corre muito rápido porque tem uma estrutura muscular igual à do Bolt, tem mais músculos no tronco superior e pernas mais longas e bem torneadas. É aquele corpo perfeito que lhe permite ser tão rápido. Malditos paneleiros que não gostam de bola não é? Não é malta? Chamam-se maridos uns aos outros, sabiam? Ah ah! Olha já tenho uma ideia para um bom editorial... Porque é estão a olhar para mim assim?"

8 comentários:

Madalena disse...

Ahahahahah lindo! Tou desgraçada de tanto rir :D E concordo plenamente aquele homem parece meio doido as vezes...

Izzie disse...

Chorei a rir, juro.

carla disse...

Pah!!! eu gosto de ler o que escreves, és muito engraçado e escreves bem, mas tenho que confessar, não gostei da parte dos adeptos do FCP estarem junto dos nazis. Não abuses :P

Laranja disse...

Medo de ser observado por patos?!? Ahahah!

Pintas disse...

CHOREI a rir.

a.i. disse...

leste a última crónica dele no Expresso antes de sair de lá? toda a crónica era sobre ele e as coisas que ele diz que sempre previu que iam acontecer e de facto aconteceram mesmo. Yack. Nem uma palavra a despedir-se dos leitores nem do jornal nem dos colegas.
As previsões eram todas elas óbvias e deixa de parte obviamente todas aquelas em que falhou.

sem-se-ver disse...

excelente, tolan, excelente.

Catarina disse...

Nunca li nada do senhor e recuso-me... O porquê? Está acima descrito pelo Tolan...