terça-feira, 2 de agosto de 2011

"venda" do Roberto por 8,6 milhões

Não compreendo a preguiça dos jornalistas e comentadores desportivos. Noticiam as coisas sem questionar? O Benfica comunicou de facto a venda por 8.6 milhões ao Saragoça à CMVM. A operação inicial de compra do Roberto (investigada pela PJ) teve contornos estranhos. 8,5 milhões por um guarda-redes emprestado pelo Atlético ao Saragoça, um clube do fundo da tabela. Demasiado estranho. Se não acreditei que o Benfica pagasse isso directamente por aquele guarda-redes, também não acredito que o Benfica tenha encaixado 8,6 milhões. São ainda mais absurdos, tendo em conta o contexto de debilidade financeira do Saragoça, o seu limite jurídico de não pagar nada acima de 2,5 milhões e da época péssima do Roberto.

A julgar por vários comentários de espanhóis às notícias, o Benfica incluiu os salários de Roberto nos próximos 5 anos (5 milhões que vai pagar ao Roberto ou ao Saragoça) e ainda aproveitou para abater o resto da dívida por Aimar (cerca de 1,6 milhões). Recebeu uns 2 milhões líquidos mais os 1,6 milhões que devia de Aimar (não deixa de ser ganho) o que dá uns 3,6 milhões de lucro.

Se é verdade que o comprámos por 8.5 milhões (que não acredito) então o Roberto custou-nos uns bons 5 milhões negativos.

Enfim, não sou jornalista, mas espanta-me que a notícia seja noticiada de forma tão "acrítica" por especialistas. Nos próximos dias veremos.

1 comentário:

Jibóia Cega disse...

Tolan, tens razao. Mas a notícia que se quer fresca caso contrário nao é notícia, foi o comunicado à CMVM da venda dos direitos desportivos do atleta Roberto Jimenez.

Agora, a partir desse notícia, podero surgir outras notícias tao ou mais interesantes para as quais até já deste o mote. Sejam os jornalistas capazes de investigar e provar alguma coisa ;)