terça-feira, 30 de agosto de 2011

o homem mais inteligente do mundo


Em 2006, Grigori Perelman, o matemático russo, provou a conjectura de Poincaré, um dos sete problemas mais complexos e importantes da matemática, por resolver há quase um século. Esse e outros avanços que conseguiu, foram considerados como dos mais significativos de sempre na matemática do último milénio.

Recusou o prémio Millennium de um milhão de dólares e a Fields Medal (a mais alta condecoração matemática)  e outros prémios de topo. Da European Mathematical Society diz que não têm competências suficientes para lhe dar um prémio. Recusa dar entrevistas. Recusa ofertas para as melhores universidades do mundo, prefere ficar em São Petersburgo, a viver com a mãe, sobrevivendo não se sabe bem como. Também toca violino.

"o prémio era completamente irrelevante para mim. Toda gente percebeu que a prova estava correcta, então nenhum outro reconhecimento é necessário. Não estou interessado em fama ou dinheiro. Não quero estar exposto como um animal no zoo. Não sou um herói da matemática. Nem sequer sou assim tão bem sucedido; é por isso que não quero toda gente a olhar para mim'" - Perelman

Os outros problemas por resolver, caso queiram ganhar um milhão de dólares (o do poincaré já não vale):
  1. P versus NP problem
  2. Hodge conjecture
  3. Poincaré conjecture (solved, see solution of the Poincaré conjecture)
  4. Riemann hypothesis
  5. Yang–Mills existence and mass gap
  6. Navier–Stokes existence and smoothness
  7. Birch and Swinnerton-Dyer conjecture
Só precisam de papel e caneta. Força nisso.

Eu cá acho que passo. Para já, não compreendo os enunciados (excepto um pouco do primeiro, o do P versus NP). Não compreendendo os enunciados, só com muita sorte é que acertava na solução. Licenciei-me em matemática mas fiz o curso todo sem conseguir fazer uma única demonstração. Os testes tinham uma parte prática e outra teórica para quem quisesse ter mais de 16. Simplesmente, eu e 95% dos alunos, nunca dominámos a matemática como "língua" ou "música", apenas como uma ferramenta, um bocado como quem conduz um automóvel sem ter de perceber o funcionamento do motor de combustão. Pela prática, intuitivamente, compreendíamos os fundamentos: era matemática; mesmo assim bem menos complexa do que a relacionada com os 7 problemas do Millennium Prize.

Apesar de ainda ter pesadelos ocasionais com certas disciplinas (acordo a meio da noite a pensar que me falta ainda Análise Matemática IV ou Econometria III), nunca deixei de achar a matemática a mais pura e bela das ciências.

Ninguém consegue explicar a leigos as implicações da solução da conjectura de Poincaré (ainda não encontrei, pelo menos, e gostava de perceber). Para já, parece que Perelman está a trabalhar noutro problema e não diz qual é.

4 comentários:

Prezado disse...

Eu no outro dia meti-me a estudar paradoxos e partilhei isso com alguém. Apontaram-me falta de sexo.

Pusinko disse...

Soube da história deste senhor por um amigo meu que gosta de números.
fiquei impressionada e agora, ao ler com mais detalhes, fico ainda mais.

Morar com a mãe é um detalhe engraçado no meio de tanto prémio e mérito. xD

a.i. disse...

por quem sois, Tolan, sinto-me (eu e provavelmente todos os teus leitores)lisonjeada por achares que somos capazes de tamanhas proezas, como seja descobrir as soluções para esses coisos matemáticos.
És um lírico, Tolan! mas deixa-te estar que nós gostamos de ti assim

Tiago disse...

Olha T, eu tive de fazer demonstrações, daí repetir 7 vezes análise 3. e que raio é Econometria 3? não eram só duas? tenho quase a certeza que eram só duas.
Tb acordo com suores frios a pensar no CSR...