quarta-feira, 27 de abril de 2011

Feng Shui

Agora ando a testar conceitos de Feng Shui para aplicar na minha casa. A coisa aconteceu por acidente, fui sair com uma miúda e ela perguntou-me se eu gostava de Feng Shui e disse logo que sim, pensei que fosse um género de sushi ou uma cena que agora não digo aqui, mas pelos vistos não era. Ela explicou-me tudo com muitos detalhes e pelos vistos resultava com ela porque era uma pessoa feliz, tinha os olhos muito abertos e fixos e um sorriso fixo, mesmo quando me falou no acidente de automóvel em que lhe morreu o pai, a mãe e a irmã gémea e que só ela sobreviveu e, o mais incrível, mesmo quando viu a conta que foi ela que pagou porque eu esqueci-me da carteira. Mas aquilo do Feng Shui bateu-me. Disposto que estou a experimentar tudo, meti-me a estudar Feng Shui.

Antes de comprar a sua casa, peça uma avaliação Feng Shui a um profissional credenciado.
Na Wikipedia diz:

«O primeiro objetivo do Feng Shui é guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar de modo a permitir que permaneçam e se distribuam suavemente pela edificação.»

Ora bem, mandei encadernar as boas influências disponíveis para as preservar, nomeadamente, os livros de Gogol, Tchekov, do tio Dosto, do Bukowski, Salinger, Knut Hamsun, Kafka, Becket, Cervantes, Boris Vian, Camus, Houellebecq etc. e depois agora ando a colar folhas A3 com frases destes autores, para distribuir as boas influências suavemente pela minha edificação e fazer-me sentir melhor.

Por exemplo, ao lado de uma das janelas de casa que dá para a rua onde há pessoas, tenho uma frase do Bukowski: 'Malditas pessoas entediantes. Por toda a terra. Propagando mais malditas pessoas entediantes. Que espectáculo horroso.' e noutra janela tenho uma do Kafka: 'entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer.' Esta do Kafka até um pouco literal, porque o que se passa é que eu não consigo abrir as janelas porque é preciso um jeitinho especial no trinco das mesmas e por acaso tive uma namorada que as conseguia abrir.

No tecto do quarto, para ver quando estou deitado na cama à noite, ko das boas influências da cerveja e do vinho, tenho outra do Bukowski: 'Há coisas piores do que estar sozinho'.

A indivídua da foto aplicou Feng Shui em sua casa. Ele é o senhor da EDP que veio ver o contador e não teve hipótese depois de sentir o poder do Feng Shui.


E quando estou a tomar duche tenho uma do Camus, 'toda a infelicidade dos homens provém da esperança'. Num armário da cozinha colei uma frase do tio Dostoievski: 'A maior felicidade é quando a pessoa sabe porque é que é infeliz' e noutro armário tenho uma do Monstro das Bolachas 'NHAM! Bolachinha!' mas que já lá estava e até nem fui eu que pus lá.

E depois no espelho do roupeiro está colada outra do tio Dosto 'acontece que a mágoa verdadeira e indiscutível é às vezes capaz de tornar grave e resistente até um homem fenomenalmente fútil.' Gosto muito de ver esta frase enquanto me arranjo todo para ficar supimpa e chique a valer.

Esta foto de Feng Shui contém uma subtil metáfora pela presença da chave. Reparem na chave, está ali em cima das pedras. É uma metáfora.

Estou muito contente com isto do feng shui, devo dizer. Agora, em casa, para onde quer que olhe, uma boa influência!

Por cima do ecrã do laptop que uso para ler os vossos comentários e blogues e facebooks, tenho um postit com a seguinte frase do Schopenauer: 'Ninguém é realmente digno de inveja, e tantos são dignos de lástima!'

21 comentários:

maria 3a disse...

mas só gostas de autores que nos fazem sentir que o ser humano é fundamentalmente mau e nao há esperanca no mundo? nem um paulo coelhinho ou um nicholas sparks, uma danielle steel ou sveva só para os dias mais cinzentos? ahahah :)

Laranja disse...

"Indivídua" é tãaaao terras do Oeste! :D

disse...

gosto de como no "mapa de energias domésticas" os amigos são remetidos a um WC de pato bravo. daqueles em que te sentas na sanita virado para o espelho.

lolita disse...

Será q ter o "The Laughing Heart" na parede do quarto dá p espalhar Feng Shui pela casa toda?

Maat disse...

primeiro de tudo, certificaste-te que não estavas a sair com uma boneca de anime? é que, pela descrição, temo que tenha sido o que aconteceu...

Maat disse...

vou confessar uma coisa: nunca li bukowski. mas por ex, ainda hoje comprei a jangada de pedra do saramago e tenho o idiota do dostoievski parado praí na pág. 70, por isso não penses que sou iletrada :)
mas isto para dizer que não conheço nada dele, apesar de tu falares imenso dele, mas essa frase que puseste ali suscitou mesmo a minha atenção: Malditas pessoas entediantes. Por toda a terra. Propagando mais malditas pessoas entediantes.
vou pesquisar sobre ele.

Maat disse...

adenda ao comentário anterior: já sei porque não conheço nada dele. porque é do séc XX. do séc XX só conheço (e gosto, porque conhecer conhecer conheço mais) saramago, boris vian, david lodge e pouco mais. sou mais dada aos clássicos, especialmente séc XIX.
sugere aí um livro dele para eu começar.

Diogo C. disse...

Excelentes todas estas influências. Eu tenho um pseudómino, que por enquanto ainda não publicou e escreve para o caderno, que é gaja e faz uns aforismas mesmo lindos, muito feng e shui. Dou-te um para colares onde bem entenderes:

«Se fechares os olhos e só te apetecer rir, é porque lá fora aconteceu algo de muito bom que está cá dentro, e se ao abrires os olhos, também ris, é porque algo de muito bom esteve cá dentro e acontece lá fora.»

Diogo C. disse...

Ah, a autora é Joana Jorge.

Anita vai à Tasca disse...

Este LN é mta giro, pá...

Ana M. disse...

Lindo! :-))

lolita disse...

Oh Boy!:)

Tolan disse...

lolita, Ana M., isso foi para o texto ou para o LN também? *humpf* (amuado)

lolita disse...

sobre o texto já disse uma coisinha lá pra cima ...

Tolan disse...

LN, a "Joana Jorge" tem talento :)

sim, lolita, só para disfarçar e tal...

Diogo C. disse...

Tolan,

Ela agradece o teu sincero voto. ;)

(roubando momentaneamente o blogue)

Anita, Ana e lolita,

Admiro quem diz a verdade, sim senhor. Só não retribuo porque não é coisa original. ;)

G. Varino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
G. Varino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatrix Kiddo disse...

'NHAM! Bolachinha!'eheheh a mais linda

Isabel disse...

O último parágrafo está giro, sim senhores!

Ana M. disse...

Sinto que devo clarificar que o meu 'Lindo! :-))' era para o Tolan... :-P