sábado, 19 de março de 2011

algumas dicas a mulheres que tentam jogar videojogos a sério

Num jogo RPG evitem passar 95% a configurar a aparência da personagem e 5% do tempo a jogar efectivamente. Infelizmente, torna-se possível ir ao ponto de escolher o sexo, alterar a estrutura óssea facial, a cor do olhos, cabelo, penteado, nariz, roupas... é suposto ser um preâmbulo do jogo, não a porra do jogo!

Não lhes chamem "os bichinhos zangados", eles são Reapers, Helgasts, Ghouls, Super Mutants, Krogans etc.

Não digam "estou farta de jogar" passado uma hora e quando ainda nem é meia-noite, só porque morreram pela 40ª vez consecutiva contra o boss.

- Quero ir dormir, estou farta.
- Cala-te, o Rachet tem de salvar Veldin.

Não estejam sempre a sugerir buzz ou singstar ou "algo que dê para jogar os dois" ou a falar na wii que é muito divertida porque dá para jogar bowling e rebentar balões coloridos.

Não se riam quando as coisas estão a correr mal. Não é especialmente engraçado quando os Helgasts estão a cercar os vossos companheiros e a lançar bombas de fragmentação que os atiram pelo ar. E não é especialmente engraçado ele dizer-vos que isso não é especialmente engraçado.

Não há assim tantas teclas num sixaxis da PS3. R1, R2, L1, L2, triângulo, círculo, quadrado, xis, R3, L3, controlo esquerdo, controlo direito, mais combinações, como L1 para apontar e R1 para disparar com R3 para se agacharem e quadrado para recarregar a seguir. É mais complicado manejar um estojo de maquilhagem.

- Estás ver Inês, é simples matar o boss, primeiro armas o missile launcher e escondes-te atrás dos contentores, apontas num arco, 5º a 10º acima daquele muro, se for alto demais os misseis não apanham o sinal mas se for baixo de mais chocam com o muro, depois seleccionas as munições anti-armour combinadas com o disruptor amo por causa dos escudos bióticos e a seguir...

Um espaço 3D num jogo é semelhante a um espaço 3D no mundo real. Aprendam a usar os dois controlos: movimento e direcção. Na vida real vocês não "andam de lado", não ficam voltadas de costas quando alguém fala convosco, não ficam entaladas entre uma cadeira e uma mesa, não vão contra paredes em vez de acertar na porta.

Não tenham como primeira reacção exclamar "e agora!? o que é que eu faço!? ai aai!" sempre que um "bichinho zangado" vos quiser matar. Faz parte do jogo. É só um jogo, não é nada de pessoal (para amateur gamers como vocês, isto é.)

Os jogos online não podem ser pausados. Get over it. Não podem esperar que 16 jogadores online esperem todos sossegados a meio de uma batalha deixem de disparar e correr só porque vocês precisam de atender uma chamada importante. Faziam isso na guerra colonial quando dava o Benfica, mas a vossa chamada não é um jogo do benfica.

- Quero fazer chichi! Páaaaarem!

Não sou de preconceitos contra mulheres ao volante mas porra... guiar um Yaris no GT5 com um logitech com force feedback é assim tão difícil que explique a tendência para querer atropelar o público a cada curva e conduzir ao s's em rectas com a largura de quatro faixas de auto-estrada?

- Arrghhh a estrada! Não pára quieta porra!


Avancem no jogo. O jogo é para acabar. Não é para ficar preso num loop perfeitamente irrelevante como "subir aqui a esta plataforma e depois mandar bidons para a piscina e dar-lhes tiros, eles explodem". O objectivo é salvar a Galáxia da ameaça dos Reapers. Isso dos bidons era para destruir uma estrutura que albergava a alavanca que abria as comportas de uma barragem para inundar uma camâra para poder subir a um nível inacessível. E não rolem os olhos para trás quando vos explicam as coisas, já não são crianças.

13 comentários:

Isabel disse...

Ó p'ra mim a rolar os olhos...!

Anónimo disse...

Fiquei parada logo na primeira linha: que raios é RPG?? (claro que fui googlar e role-playing para mim é uma coisa totalmente diferente!)
Eu já passei a fase de revirar os olhos: consigo abstrair-me e pensar no que tenho para fazer no dia seguinte. Gajas! ;)
Beijinhos grandes!

Bárbara T.

Miguel disse...

Leio o teu blog amiúde e sempre me pareceste um tipo estável, mas... tu na verdade... olha lá, uma pergunta: tu és doente? E em caso negativo: então parto do princípio que há mais pessoas como tu, o que me leva a perguntar: estarei desfasado do mundo actual?

Tolan disse...

Depende Miguel, se não tens uma ps3, um headseat turtle beach px21, uma televisão HD, uma boa ligação à internet e jogos como o Killzone 3, Mass Effect 2 ou GT5, diria que sim, que estás desfasado.

Tolan disse...

Bárbara, a primeira linha é logo um filtro, mas tu foste resistente e passaste ao 2º nível, well done. Nós, os hardcore gamers, gostamos desse tipo de atitude.

Tolan disse...

Isabel, podes rolar os olhinhos, mas não cheguei a BILF 2011 aqui no blogue com a atitude de um noob.

Isabel disse...

Meu caro, não te sintas tão agastado. Na verdade, sou uma infoexcluída (info-excluída/info excluída?), pelo que a história do BILF passou-me completamente ao lado, caso contrário poderias ter contado com mais um voto!

Anónimo disse...

Já levo anos de avanço: tenho um irmão gémeo que adorava essas coisas dos jogos e toda a parafernália de acessórios de gaming...horas disso, birras disso, estratégias disso em que me restava vê-lo jogar e ter a esperança de um dia conseguir igual feito. Não consegui - virei-me para outro tipo de role-playing entretanto.
Sempre gostei da introspecção e o treino de "revirar o olho" tornou-se imperceptível. Até consigo esboçar sorrisos ou pior: realmente posso conseguir interessar-me pelos jogos...
Beijinhos grandes!

Bárbara T.

Tolan disse...

humpf *amua* (miúdas... bah...)

Scotex disse...

ó tolan, tu andas a perder anos de vida à frente da ps3. Deixa-te disso. Vem comigo, amigo, e vamos fazer aquilo para que fomos desenhados. Vamos correr uma ultramaratona:
http://www.youtube.com/watch?v=FnwIKZhrdt4&feature=player_embedded

Diego Armés disse...

Eu sei que não devia admitir isto publicamente, mas... identifiquei-me imensamente com a descrição que fazes das miúdas em relação aos jogos :-| Sobretudo com a parte do Yaris. Haverá motivos para me preocupar?

disse...

Os Homens só pensam em jogos... Também tenho que "aturar" um em casa que é assim, já tentei jogar League of Legends mas só o conseguia fazer contra os botes e msm assim às vezes morria lool

Madame Gigi disse...

Eu sou mulher e estava a ler este post e a pensar, estarei eu deslocada do mundo das mulheres?
Eu tenho o Killzone 3 e o GT5, mas confesso que matar helgasts é o que maior prazer me dá!
E já sou sargento mor online, coisa pouca mas para começar não está mau de todo.
Ah... e só gritei a primeira vez que entrei online, assustei-me com o "homem mau" que me cortou as goelas, assim, sem dó nem piedade!

Eh eh