terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hill 137 blues

O Battlefield 2 para a PS3 disponibilizou um pacote Vietname, com uma banda sonora de luxo. O jogo está cheio de piscares de olhos a referências cinematográficas, do Good Morning Vietnam ao Full Metal Jacket e, claro, a música do Apocalypse Now*, a das Valquírias, Ritt der Walküren, de Wagner. É linda de se ouvir nos helicópteros enquanto lançamos uma torrente de rockets num acampamento vietcong**.

Nos loading times do mapa Hill 137 que recriam o divertido Vietname, toca sempre esta música:



E por toda a Internet se multiplicam os pedidos: como se chama aquela música, a do Hill 137?

Pelos vistos é de um tal misterioso Anders Lewens e chama-se Muscle Soul. Uma pesquisa pelo misterioso Anders Lewens revela-se infrutífera. Vem no All Music Guide como músico jazz mas não há qualquer referência biográfica.

Mas a música! Meu Deus! Muscle Soul! É básica mas faz-me cócegas na alma.


* O Apocalypse Now é, para todos os efeitos, o meu filme preferido.
** para os pacifistas anti-americanos por aí, saibam que durante o jogo troca-se obrigatoriamente de exército. Não sei se compreendem o que significa os americanos fazerem um jogo que coloca milhões de americanos (e não só) no exército vietcong a dispararem contra representações simbólicas americanas manipuladas por outros jogadores de todas as nacionalidades do mundo (já tinha acontecido o mesmo nos jogos da 2ª guerra em que podemos usar uniformes nazis). A paz mundial joga-se no éter. Muscle Soul para todos.

2 comentários:

Beatrix Kiddo disse...

"a das Valquírias, Ritt der Walküren, de Wagner. É linda de se ouvir nos helicópteros enquanto lançamos uma torrente de rockets num acampamento vietcong"

tenho de experimentar um dia destes, pena que não vem nos pacotes 'a vida é bela'

Maria disse...

Não fosse ele de Francis Ford Coppola