quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pessoas que perderam o emprego e agora tiveram de arranjar outro: o professor que agora é Padre

- Meus irmãos, silêncio! Silêncio meus Irmãos! Sentem-se! O recreio acabou há 5 minutos! Silêncio!... Bom. Bem vindos à casa de Deus, neste dia santo em que se celebra a Solenidade da Epifania do Senhor e o Milagre da Santa Engrácia do Sagrado Coração Misericordioso de Piedade e Bom Senso, que ao dia quinze de Janeiro do século um depois de Cristo, conseguiu passar no exame de condução de quadrigas da escola Romana, apesar de ser mulher. Fizeram os Exercícios Espirituais? Todos? Tantas mãos no ar… Dona Francisca, ao altar. Recite então uma passagem da primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios, pode ser a 15:45-49.
- Não trouxe a Bíblia, devo ter-me esquecido.
- Falta de material. Já é a 3ª este mês, olhe que vai parar ao inferno por faltas de material...
- Padre, a Dona Francisca tem Alzheimer.
- Desculpem, esqueci-me. Desculpe Dona Francisca, pode parar de chorar, está tudo bem, está tudo bem…
* Vamos fazer queixa de si Padre! Traumatizou a Dona Francisca Padre! O Padre vai perder emprego, não foi pedagógico! Vou fazer queixa ao meu filho que é do tribunal eclesiástico Padre, vai ver!*
- Calma, calma! Desculpem, já pedi desculpa caramba, por favor não façam isso, foi sem querer, vá... para a semana vamos todos numa visita de estudo ao Mosteiro dos Jerónimos, hein?
* Boooring *
- Pronto, e passamos no MacDonalds lá ao pé, happy meals para todos
* Ehhhhh!!!*
- Vamos continuar. Então pode ser a Dona Aurora a responder, está sempre aqui na fila da frente com a mão no ar e é a única que me presta atenção… venha ao altar.
- Sim Padre. É a 15:45-49? O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
- Obrigado, pode sentar-se. Alguém percebe o que isto significa, a passagem “E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial”?
- É a Google, Padre! O Google Earth e o Google Sky!
- Muito engraçadinha a sua filha Dona Odete, agradecia que a mantivesse calada durante a missa. Alguém? Então? Ninguém? Tem de ser a Dona Aurora a responder outra vez? Diga lá Dona Aurora.
- Significa que todo o ser humano carrega em si a ideia de Deus e do céu, para além da imagem do terreno onde vive durante a sua existência mortal. É a ideia de transcendermos a nossa existência mortal e…
- Sim, sim, chega, sente-se, obrigado. Vamos agora corrigir os exercícios espirituais... hei! Quem atirou a hóstia? Quem foi o engraçadinho? Quem é que me atirou a hóstia às costas? Não dizem? Não dizem? Muito bem, no fim da aula, tudo no confessionário, fila indiana! Isto já está a descambar, vocês querem que eu seja mau, eu sou mau! Já bastou a piada de meterem bloody marys na Taça do Vinho Sagrado, eu não estou para aturar mais a vosssa indisciplina! Ouviram!?
- Não pode ralhar connosco assim Padre, o meu sobrinho trabalha nas Ciências da Educação Religiosa do Ministério da Educação Religiosa e diz que sempre que o Padre levanta a voz está a reprimir o nosso eu criativo em desenvolvimento.
- Epá não me f... bem... capítulo II do livro de excercícios Católicos Aplicados. Menina Teresa, página 32, exercício 1, leia o enunciado.
- Jesus pronunciou: - "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra viverá. E todo o que vive e crê em mim nunca morrerá eternamente:" João 11:25. Considere o cenário em que o Pedro, católico, fica em coma devido a uma colisão frontal com um camionista sindicalizado. Os pais de Pedro, membros do partido comunista, dizem que o cérebro de Pedro morreu e que devem desligar a máquina e assassiná-lo. A decisão difícil cabe a Tiago, um médico católico. Sabendo que 70% de Pedro está morto e 30% vivo, e que os 30% ligados a uma máquina morrem à razão de 21/25n por mês, e que a ressureição implica a morte de 100% da pessoa humana para viver eternamente, estime quanto tempo demorará até que Pedro esteja 100% morto para poder ressuscitar e aparecer em casa dos pais comunistas com a conta do hospital e justifique. É permitido ao aluno o uso de calculadora gráfica para o exercício."
- Muito bem, Teresa, qual é a resposta. Utilizou a progressão geométrica de…
*i want to fly away, I want to flyyyy awaaaay yeaaah yeaah*
- Agradecia que desligassem os telemóveis! Dona Carla, desligue o telemóvel.
- Não!
- Dê-me cá o telemóvel. Pronto, onde é que isto se desliga… No fim da missa dou-lhe o telemóvel.
- Dá-me o telemóvel já!
- Sente-se Dona Carla! O que está a fazer!?
- Dá-me o telemóvel já! Dá-me seu cabrão, dá-me o telemóvel, larga! LARGA!
- Larga velha, LARGA O TELEMÓVEL!!!

11 comentários:

Andorinha disse...

Tolan, têm sido todos extraordinários. O que eu me ri com o do tipo de marketing nas obras, excelente! Mas este texto está TÃO bom que o mandei pra um amigo meu que é um projecto de Padre (tá a estudar pra Padre, portanto. Era um gajo normal, sim. Não é nada chato. Se houvesse mtos Padres assim a igreja católica tinha mais clientes!

I. disse...

Vunderbá. Mérrévilhê. Vonderful.

Wiwia disse...

Rai's te partam, Tolan. Soberbo.

Anónimo disse...

Muito, mas muito bem apanhado!Tiro-te o chapéu( uma vez mais).

Maria Amaral

Laranja disse...

Ahahah!

nsilveira disse...

completamente fora de tópico: no Safari a barra direita está desconfigurada e os videos tb.

anónima disse...

És director criativo de alguma coisa, suponho.
lol

Anónimo disse...

"Dá-me o telemóvel já!" ahahaha, brilhante!

Anónimo disse...

Espectacular!
Sendo eu professora, posso dizer que esta é a realidade que se vive nas salas de aula.

Gostei de todos os textos mas, pelas razões óbvias, este é o meu preferido.

Parabéns pela escrita. É tão raro ler alguém que escreve tão bem.

Unknown disse...

Muito bom! Esta rubrica está cada vez melhor ;)

Anónimo disse...

Tolan, casa comigo, pá!