quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

cavalo de tróia

Em 1987, o que passava nas rádios e nas tvs e vendia era mais ou menos isto:

1 With Or Without You, U2
2 Open Your Heart, Madonna
3 I Wanna Dance With Somebody, Whitney Houston
4 Livin' On A Prayer, Bon Jovi
5 Bad, Michael Jackson
6 I Still Haven't Found What I'm Looking For, U2
7 Faith, George Michael
8 Alone, Heart
9 Heaven Is A Place On Earth, Belinda Carlisle
10 Here I Go Again, Whitesnake
11 La Isla Bonita, Madonna
12 Little Lies, Fleetwood Mac
13 (I Just) Died In Your Arms, Cutting Crew
14 Is This Love, Whitesnake
15 Nothing's Gonna Stop Us Now, Starship
16 I Want Your Sex, George Michael
17 U Got The Look, Prince
18 Causing A Commotion, Madonna
19 Where The Streets Have No Name, U2
20 Touch Me (I Want Your Body), Samantha Fox
resto da lista

E enquanto isto passava nas rádios, estavam os Nirvana na casa da mãe do Chris Novoselic a chatear os vizinhos com isto:


Uns anitos mais tarde, após recomendações sucessivas da Kim Gordon (uma mãe para menino Kurt), os Nirvana assinaram para DGC Records, começaram a trabalhar no Nevermind e editaram o single Smells Like Teen Spirit. Kabuuum. No natal de 1991, de acordo com a wikipedia, o Nevermind vendia 400 mil cópias por semana só nos EUA. Em Janeiro de 1992 destronou o Dangerous de Michael Jackson no top.

13 comentários:

Pedro Góis Nogueira disse...

E os pirosos meteram a viola no saco. Cobain e companhias passaram a ditar as regras. Bons tempos aqueles.

Madalena disse...

Boa tolan! E contra factos não há argumentos... Bom Ano Novo ;)

Anónimo disse...

Estas canções são muito piores. O vídeo é muito melhor. Vê-se que és um gajo teimoso.

Vareta disse...

O Clube dos Amigos Disney também foi um fenómeno de massas que pegou de estaca mais ou menos na mesma faixa etária...

Ou seja, por muito que eu goste dos Nirvana, continuo a achar que o fenómeno subsequente grunge foi pouco positivo - o que era suposto ser marginal tomou conta do mercado e desideologizou-se (que tal isto para neologismo?).

Ouviria com mais agrado qualquer coisa daquela lista do que os Ugly Kid Joe...

Tolan disse...

Epá, mas eu gosto de muita coisa daquela lista :)
eu não digo "os Nirvana foram os melhores", o que disse na provocaçãozinha é que foram importantes, no sentido de provocarem um impacto cultural muito disruptivo e a nível global, comparável a Madonna ou Michael Jackson. Os Pixies ou os Sonic Youth até podem ter sido mais influentes, mas os Pixies e os Sonic Youth não teriam (aposto) a mesma projecção que tiveram sem o Kurt a dizer que o smells like teen spirit era "uma canção dos pixies" ou que os Sonic Youth eram uma enorme influência (para além de habituarem um público mais vasto a feedback e a um som abrasivo e experimental)

Depois, há influências subtis. O grunge é um rótulo, aqui a cena é mais a música alternativa. Pavement, Yo La Tengo, Built to Spill, mesmo White Stripes ou Strokes, quer dizer, como teria sido o mundo se Nirvana não tivesse trazido para a "ribalta" a ideia de que o rock alternativo podia chegar às massas. Repara bem no primeiro grande hit dos Readiohead: Creep. Aquela música é muito semelhante a "nirvana". Também os Blur com o Song 2, típica estética Nirvana de refrão com explosão de distorção. O que eles popularizaram na música foi uma coisa que os Pixies já faziam, uma espécie de verso em contenção para depois explodir um refrão em que a distorção provoca um efeito eufórico no adolescente. Outra banda que atingiu uma escala estratosférica, Rage Against The Machine. Há mais.

Tolan disse...

Outra marca foi a forma de "cantar" aos berros no tal refrão, como um gato a ser esfolado, uma coisa que me parece ter sido aperfeiçoada pelo Frank Black mas que nunca tinha chegado ao mainstream. O hit dos Pixies foi o Here Comes Your Man, uma das canções menos "pixies" dos pixies.

Outra marca brutal dos Nirvana, o mtv unplugged, esteve no top português semanas a fio. Seguiram-se dezenas de unpluggeds, nenhum com o mesmo brilho e importância, mas que tiveram um grande impacto na música subsequente.

Eu diria que a única banda que poderia colocar ao mesmo nível que os Nirvana são os REM porque em boa verdade eles são os reis do rock alternativo e foram influentes (o Kurt era amigo do Stipe e um grande admirador dos REM). Só que os REM chegaram ao mainstream com coisas um pouco enervantes como o EveryBody Hurts e o Losing my religion e que já não pertenciam à matiz alternativa inicial.

Pedro Góis Nogueira disse...

Tolan, nem precisamos de sair muito longe de Seattle. Onde estariam os Soundgarden, os Pearl Jam, Alice in Chains, ou Smashing Pumpkins (banda que detesto)se não fossem os Nirvana? E os Queens of The Stone Age teriam sequer existido?

pedro b disse...

tinha um amigo que insistia em dizer que nesta música, o que ele dizia era: " kill your friend my love buzz"

Anónimo disse...

Sabes com quem vou jantar hoje? Imagina... O mundo é uma coisa do caralho, Tolan querido!

Tolan disse...

Com quem vais jantar pá? Agora fiquei curioso.

Anónimo disse...

Em certo sentido, foste tu que nos apresentaste, querido. Ontem correu tudo espectacularmente. Ela agora foi a casa. Hoje jantamos outra vez. Estamos no meio dos montes and the nights will flame with fire. Beijos.

Anónimo disse...

Go all the way: http://www.youtube.com/watch?v=bVS4xeCV1S4

Tolan disse...

Ahh. :) acho que já sei! caixa dos comentários é um óptimo sítio para conhecer pessoas eheh