segunda-feira, 23 de agosto de 2010

hippie jonhy


Quando tinha 16 anos os namorados delas eram sempre “hippie Johnnies” como na música do grande disco dos Modern Lovers e eu o straight (no sentido de atinado e neste contexto também “abstémio”) não percebia porque motivo a C. ou a M. preferiam os hippie johnnies.
O Jonathan Richman pergunta na música: “these guys, if they're really so great, tell me, why can't they at least take this place and take it straight?” Eram os hippies em 1970, hoje serão outros. Como afirmou Richman, os hippies eram a conformidade total.
15 anos, depois não sou um hippie jonhy, mas não sou straight (talvez um barfly charles?). Eu não consigo aturar “este lugar”, mas digo-o sem qualquer ponta de raiva, ressentimento, vontade que as coisas fossem diferentes, etc. O lugar é assim, nós somos assim, o Pedro Passos Coelho é assim. O Jonathan parece andar o dia todo com uma moca natural. Tem sorte. Tenho algumas amigas que também não bebem e por vezes parece que estão com os copos. Mas não estão. É uma diferença importante, quando a noite avança.
As miúdas vão sempre gostar dos hippie jonhies das suas épocas, no sentido de símbolos da rebeldia / marginalidade, mas com conformidade suficiente para se sentirem orgulhosas do troféu. Depois arranjam um straight para casar e ter filhos. Depois há os que ficam num limbo. Não tem piada nenhuma não ser straight a partir de uma certa idade.

1 comentário:

Oscar Tomé disse...

Eh Pah, este blog é um espanto... pelo que li é pra seguir...