quinta-feira, 30 de agosto de 2012

nada de nada



A maior parte das pessoas não percebe nada de nada e não sabe o que diz. As raras ocasiões em que  uma pessoa em particular percebe algo de qualquer coisa não compensam os benefícios de assumir que ninguém percebe nada de nada como ponto prévio a qualquer interacção humana. Assumir isto dá-nos a autoconfiança e assertividade necessárias à sobrevivência. E sobretudo, dá menos trabalho. Na primeira sessão de terapia desabafei isto e o parvalhão do psiquiatra vai e diz-me que isso podia ser um leve sintoma de delírio, indicador de esquizofrenia, porque era uma crença não baseada em factos e podia envolver uma interpretação errada da realidade. Mas o gajo, evidentemente, não percebia nada de nada e nunca mais lá voltei. Isto foi foi há 10-15 anos. No outro dia estou a estacionar o carro ao pé de Belém e quem é que eu vejo a arrumar carros, com um ar todo maltrapilho? Adivinhem lá, quem era? Um gajo que eu conhecia de vista da universidade, o M. É uma tragédia, a droga. A minha mãe foi drogada em antidepressivos. só por um mês, depois do meu pai morrer. O médico deu-lhe uns compridos que a faziam não só ficar muito bem disposta como cheia de energia. Ontem ao almoço diz-me "resolvi todos os problemes, andava sempre bem disposte, um maravilhe". Mas depois acrescentou "mas cause habituacion, a tie Michelle tome quase un par jour" e nunca mais tomou nenhum. Mas guardou todos os que sobraram, não se livrou deles, ficaram lá numa caixinha. Eu disse-lhe assim "maman, vou agora ter uma semana de cão, muito stress, vou ao brasil lá por causa daquele projecto, não me dás um desses que sobrou não?" e ela fez mesmo aquela cara que o Bilbo fez quando o Gandalf lhe pediu para ele dar o Anel ao Frodo e disse "non, non, são meus"


4 comentários:

Tolan disse...

Este post é muito bom, tenho muito orgulho nele, vocês não percebem nada.

Isa disse...

Gosto muito, mesmo, quando imitas a tua mãe :D

Quanto ao teu comentário, já desisti de tentar entender. Os melhores posts que escrevo passam batido quase sempre. enfim, é o que temos.
Bjo

Isa disse...

E, sim, o post é mt bom.

Dança dos Dias disse...

Numa próxima vez que cruzes o Atlântico (e caso aterres em S. Paulo), avisa antes. Eu e o "anónimo" teremos todo o gosto em pagar-te um copo. Por acaso, nunca mais falámos de Fernando Pessoa, mas continuamos a discutir. =)

Hã? Qu'e qu'esta gaja quer dizer?

http://www.tolanbaranduna.blogspot.com.br/2010/12/grandes-livros-que-nao-acabei-under.html