terça-feira, 13 de dezembro de 2011

despedir pessoas

Alguns amigos meus estão a ter de despedir pessoas nas empresas onde trabalham. Como são gente nova, estão a fazer os primeiros despedimentos da sua vida e ficam claramente perturbados por isso, demonstrando grande inexperiência no processo e uma costela piegas e sentimental que não se compreende. Tento sempre dar-lhes alguns conselhos para que as coisas corram bem. Infelizmente, são conselhos teóricos, nunca pude despedir ninguém mas assim que tiver poderes para isso, vou contratar alguém só para experimentar a sensação de a despedir alguns meses depois :))
Quando há tempo, é fácil. Vai-se preparando o terreno durante meses, tornando óbvio que aquela pessoa vai ser despedida, ou não lhe dando trabalho absolutamente nenhum, ou dando-lhe trabalho que detesta. O essencial é que, quando receba a notícia, não fique surpreendida e possa mesmo ficar aliviada, vendo o despedimento como uma oportunidade para outra vida, ainda por cima com subsídio de desemprego durante uns tempos e indemnização, algo que não conseguia se se despedisse por si própria.

O problema é que esta crise obriga a despedimentos surpresa e nesses não há tempo para preparar terreno! E os tenrinhos dos meus amigos, mesmo quando sabem quem vai ser despedido e quando, não preparam as coisas como deve ser, ficam ainda mais queridos e compreensivos para o pobre coitado que não suspeita que o seu nome não consta do orçamento do trimestre seguinte e toma aquilo por sinais positivos. Quase que os imagino a chegar a casa e a confessar à namorada ou mulher "querida, acho que o meu chefe e eu nos estamos a dar melhor, ele hoje elogiou o meu trabalho e disse que, não importa o que acontecer, eu devo acreditar que tenho capacidades! Cheira-me a promoção!"

Sem preparar terreno, tudo se define numa conversa normalmente muito curta.

Uma sugestão que faço é usarem um boneco de peluche a quem dão o nome de Mister Troika. Depois fazem um pequeno teatro
- Então Mister Troika? O que significa isso da austeridade?
- Vais ter de despedir o Carlos! Muahaahaha!
- Mas Mister Troika, eu não quero, eu não quero, tu queres Carlos?
- N... Não.
- Vês Mister Troika? O Carlos não quer ser despedido!
- MAS TENS DE O DESPEDIR! A TROIKA MANDA! Muahahahaha!

É uma forma de fazer as coisas. Outra engraçada é deixar que seja o despedido a descobrir por si, isto atenua o choque. Por exemplo, dar-lhe as letras de scrabble E, E, I, D, D, O, P e S, dizer que é um jogo e esperar que ele descubra a palavra DESPEDIDO (em vez de PEEIDDOS). E pronto. É só usar a imaginação, o que custa é começar a conversa. Ficam aqui alguns bons desbloqueadores de conversa:

«O quê Carlos!? O teu computador desapareceu da tua secretária!? Meu Deus, isso é grave, não temos orçamento para outro! Agora sem computador como é que tu trabalhas?»

«Carlos, sabes... as pessoas hoje em dia são muito materialistas, dão demasiado valor ao dinheiro. Não achas? É uma sociedade de consumo, vazia, desprovida de sentido. Há quanto tempo não vais a uma igreja?...»

«Olá Carlos. E quem é esta bebé gorduchinha na foto? Ah, é o Martim. Parecia uma menina, nesta idade não dá bem para ver... Muito bonito. Olha, e o Martim, come muito? Dá muita despesa? E a tua mulher ganha bem?»

«Sabes Carlos, eu adoro este ramo, adoro ser o director financeiro aqui na empresa de moldes de plástico para a indústria automóvel. Não adoras? Não adoras o cheiro a plástico derretido pela manhã? Eu adoro isto, desde pequeno que quis ser isto, moldes e contabilidade. Sabes que uma pessoa só tem sucesso quando gosta mesmo daquilo que faz! Não dá para uma pessoa se "moldar" a este emprego! ahaha! Percebeste? "Moldar"? Epá, eu sinto isso, sinto amor, lágrimas, paixão, quando vejo um bom excel de unidades vendidas ao fim do dia. Diz-me, olha-me nos olhos Carlos, diz-me... tu sentes o mesmo?»

5 comentários:

Izzie disse...

:D muito bom.

Andorinha disse...

Apesar de me ter rido com a do Martim, tenho-te a dizer que o teu método subtil de despedimento não dando trabalho ou fazendo o gajo sentir-se aliviado demonstra que nunca vais ser um bom chefe. Uma pessoa que não faz aquilo para que lhe pagam é confrontada com A+B e é despedida, ponto. E nunca, mas nunca é fácil ter de despedir alguém mesmo que seja solteiro e bom rapaz, principalmente se o motivo que tens pro despedir não é incompetência mas sim cortes orçamentais. Mas no outro dia despedi um palerma e soube-me bem.

annie disse...

és mau, é por isso que as tuas tostinhas estão sempre moles.

:)

tata disse...

homem tu por amor de deus fala-me dos workshops do arrumadinho, estou que não posso...

ANGIE disse...

Fantástico!