domingo, 21 de agosto de 2011

o pior comentário no Facebok

Vejo isto em muitos Facebooks. Uma pessoa posta um vídeo engraçado, uma foto, uma piada qualquer e depois ocasionalmente há um(a) sujeito(a) que interrompe uma cadeia de reacções positivas com um: "e não se trabalha?" ou "isto é de quem não tem nada que fazer lol".

Evidentemente, a pessoa que faz tal comentário é rapidamente colocada na lista do boss e fica com tudo bloqueado, mas o mal está feito.

Que motivação têm essas pessoas que se dedicam a comentar "vê-se logo que não tens nada para fazer" no facebook das pessoas?

Eu identifico algumas:

1) Não é por mal, é assim que reagem sempre que alguém faz uma piada, mesmo no mundo real: se alguém lhes diz algo engraçado numa conversa ao pé da máquina do café eles dizem "ah ah ah vê-se logo que não tens nada que fazer ah ah ah". Mesmo a ver o Herman na TV, em pequenos, já diziam "ah ah vê-se logo que não tem nada para fazer"

2) Existe a possibilidade, embora muito remota, de algumas pessoas das centenas de bons amigos do peito que se tem no facebook, não terem afinidade connosco e com o nosso sentido de humor, mas não quero precipitar-me em conclusões.

3) Querem iniciar um loop interminável. Podíamos responder "e tu, não tens nada que fazer em vez de veres isto e comentares que não tenho nada que fazer?" e eles responderiam "vê-se logo que não tens nada que fazer para comentares o meu comentário a dizer que não tens nada que fazer" e assim por diante.

4) Dizem isso em pessoa em todas as ocasiões em que não se está a trabalhar. Interrompem uma conversa de colegas como o seu "não têm nada para fazer?", tocam no ombro de um colega que está a escolher o disco para ouvir enquanto trabalham com um "não se trabalha?" ou gritam para a sala do café "e trabalhar, não?". Não são muito populares, normalmente.

5) De alguma forma retorcida, querem contribuir e consideram aquilo uma punchline do status dos outros, um pouco como aquele revirar de olhos dos malucos do riso no final de cada piada: "não tens nada para fazer? TOING O_o AHAHAHAH" É muito engraçado e resulta sempre.

6) O emprego deles é, na verdade, ver o facebook dos outros, ler os status ou ver os videos e depois fazer aquele comentário, de modo que para eles aquilo é trabalho e visa aumentar a produtividade dos outros.

Lembro-me destas, assim de repente.

5 comentários:

G. Varino disse...

Isso tb me faz lembrar aquelas pessoas conhecidas k encontramos na rua e dizem:« Então, veio passear?», com um tom de crítica, nunca se percebe bem do k. Como se n fosse normal estar na rua, como se n fosse normal o facto de se passear, com se n fosse normal whatever. Por vezes, tenho vontade de dizer k só vim à cidade para dar uma queca ou comprar droga. Isto acontece mto nas cidades de província, onde velhas gaiteiras (essas sim k n têm nada de melhor para fazer) chupam, perscrutam a vida dos outros. Odeio isso!!

Prezado disse...

Não sei se sou só eu, mas cai-me muito mal gente que socialmente usa a palavra "trabalho" sem mais nem menos. É como dar erros ortográficos, tira a tesão toda.

sem-se-ver disse...

e lembrou-se bem :)

Aladdin Sane disse...

... e quando estamos no local de trabalho e alguém proclama alegremente (ou solenemente): "Bem, vou trabalhar um bocadinho, que tenho aqui muito que fazer". Cinco minutos depois: "Olha, li uma coisa aqui num e-mail que me fez lembrar de..." e começa - ou tenta começar - uma conversa, a meio da qual: "Bem, vou ali fora fumar um cigarrinho. Alguém quer vir?"

Lótus disse...

Eu atiro-lhes logo com o " Tens bom remédio. Desamiga-me".