segunda-feira, 4 de julho de 2011

perceber de vinhos

Não tentem decorar descrições de vinhos antes de ir jantar com uma pessoa só porque a querem impressionar e fingir que percebem de vinhos.

descrição de enólogo:
Bouchard Père & Fils Chassagne Montrachet 2006
Tudo ainda muito jovem, mas já tudo muito revelador. Inicialmente discreto, com a faceta mineral mais exposta e o resto algo escondido. Depois, quase que como por passe de mágica, vai-se metamorfoseando e abrindo o jogo... e que jogo! Delicados apontamentos florais, citrinos, o encanto lácteo da manteiga e das natas e toda uma imensidão de frutos secos. Avantajado no corpo e na densidade, impressivo na amplitude e profundidade de sabores, imensamente fresco e com um daqueles finais... senhores! Um branco de grande envergadura - Pedro Gomes


- Queres beber vinho?
- Sim, pode ser.
- Vamos comer peixe por isso se calhar é melhor beber um branco.
- Eu normalmente não bebo branco, não me cai bem.
- Mas hoje vais beber um branco, vais ver que gostas.
- Deixa, eu bebo água. Já me convenceste a comer peixe em vez do bitoque que eu queria. Pede cerveja.
- Não não, é um dia especial. Precisas de… beber… Ora deixa cá ver a lista: Monte Velho, Piriquita… Quinta de Pancas, Cabeça de Burro, bah, tudo vinhos normais… ah ha! Bouchard Père & Fils Chassagne Montrachet 2006… que sorte haver cá este vinho, já ouvi falar dele... Queres experimentar?
- Pode ser, sim. Não é muito caro?
- É o equivalente de uma reforma em Portugal, mas por ti vale a pena.
- Não digas isso :\ pede antes um mais barato.
- Não, não, tenho cá os meus motivos. Vamos pedir este.

‘empregado serve o vinho para aprovação'

- ‘snif snif’… glup glup… hmm, tá bom. É bom este. Cheio de arranjos florais.
- Arranjos florais? Ah ah!
- Sim, arranjos florais. Não te rias.
- Mas que tipo de arranjos florais?
- Que tipo? Daqueles... daqueles arranjos florais, mas bonitos, não é daqueles dos funerais...
- Espero bem que não!
- São daqueles assim de bom gosto, com malmequeres, rosas, tulipas...
- Olha que misturar rosas com malmequeres e tulipas, não sei se... mas tu percebes disto. Já conhecias o vinho?
- Despertou-me curiosidade porque ouvi falar dele em alguns livros que estou a ler, mas estou a prová-lo agora pela primeira vez… espera, deixa-me concentrar... tem minerais à mostra e depois tem coisas escondidas…
- Minerais? Que minerais? 'snif snif'
- Sim... quartzo... feldspato e um toque de mica. Vê lá se não dás pela mica.
- 'glup' É bom.
- Sim, mas notas a mica e o quartzo?
- Não sei. Mas é bom.
- ah! Está a abrir o jogo agora. Olha olha, é daqueles que é citrino e tem o encanto da manteiga.
- Da manteiga? Citrino?
- Sim. É assim amanteigado com lima ó, prova.
- ‘glup’ sim.. .vejo isso do citrino, parece limão…
- É mais lima. Vê lá melhor. E está imensamente fresquinho, como eu gosto. Ohhh meu Deus!
- O que foi!? Estás bem? Está-te a cair mal?
- Não, não é isso, estou emocionado com este sabor. Frutos secos, isto está cheio de frutos secos...
- Mas algum em particular? Explica-me! 'glup' Só me sabe bem.
- Nenhum em particular, é todos, é daqueles mixes da matutano, aqueles com amendoim, caju… uma imensidão.
-  ‘glup’ Sim, tens razão! Eu noto um bocadinho de… nozes.
- E depois é densificado no corpo impressivo. E avantajado na amplitude da profundidade. Claramente. Este aqui é claramente um vinho impressionativo e amplo, é o meu tipo de vinhos preferido, é assim que os tenho arrumados lá em casa.
- Como?
- Isso do branco, tinto, ano, país etc. não me interessa nada, é como ter livros por ordem alfabética. Tenho os meus vinhos organizados por “amplitude”, “densidade”, “avantajamento” etc. e depois uma prateleira especial para os amplamente impressionativos amanteigados, é onde guardo alguns queijos também, queijos do mesmo género.

5 comentários:

Mak, o Mau disse...

Brindo a isso, mas deixo a história do bouquet para as noivas...

Hugo disse...

muito bom

Catarina disse...

Eu gosto de Monte Velho... Enquanto não tiver dinheiro para os Petrus e afins contento-me com garrafitas de 15€ a 20€ no restaurante... Gosto particularmente de vinho alentejano... Talvez seja só uma fase!
Ñão sei fazer arranjos florais acompanhados com pedrinhas, só sei dizer se gosto ou não gosto! Já não é mau... Acho eu. Quanto a ti Tolan.... Parabéns!Estás uma verdadeira florista :p

João Marreiros disse...

Gostos são gostos e estes são indiscutíveis, se esse vinho é bom, é sem dúvida que sim, se as flores de que menciona no texto são bonitas também não existe qualquer dúvida, se misturam diversos tipos de flores do campo numa jarra é lindíssimo.
Mas porquê que toda a minha gente têm que gostar do amarelo ou então do verde ou do vermelho.
Gostos são gostos, e cada um têm o seu, e quem somos nós para discordar da opinião dos outros.
Não podemos nem devemos ser como os burros, só olhar em frente... Existe algo mais para além de tudo isto, o respeito pelo os outros e pelas suas opiniões.

Vareta disse...

Quando quiseres ajuda, avisa, ó Tolan! A gente anima-te isto num instante...