quinta-feira, 19 de maio de 2011

herpes

Uma vez por ano, depois do primeiro verdadeiro banho de sol, tenho herpes labial solar. É isso e maçãs, se como maçãs à dentada. É certinho e já me habituei. A sua intensidade varia conforme os níveis de stress e cansaço físico e psicológico. Esta semana os astros alinharam-se para o herpes perfeito. Comecei a sentir os primeiros sintomas ontem e soube logo que era dos grandes, como os que tinha em puto. Mas não esperava isto: quando acordei hoje de manhã e  me vi ao espelho, soube instantaneamente como se sentiu a Manuela Moura Guedes ao tirar as ligaduras.

É um período instrutivo e educativo. Por umas semanas, vivo a experiência de ser fisicamente repulsivo, algo que vocês experienciam diariamente. E de ter a dicção da Sofia Aparicio. É um banho de humildade. As pessoas perguntam "o que é que tens aí na boca!?" e temos algumas hipóteses de resposta:

1- melgas, picaram-me,
2-  ela beijou-me com força a mais
3- estou só muito amuado
etc.

O certo é que quando dizemos que é herpes, disparamos um rol de piadas. Piadas que ouvi muitos, muitos anos, quando ainda era virgem e que vão desde o 'pois pois, andas a meter a boca onde não deves' até ao menos cordial 'para a próxima ela que lave a rata'. E hoje até estava de fato e gravata, mas o respeito é uma coisa que depende da nossa aparência física e esta é a pequena janela temporal durante o ano em que abrimos uma excepção e somos humildes e discretos. Amanhã ou depois desincha. Podia ser bom, mas o desinchaço é seguido de crostas e feridas que abrem e cicatrizam uma meia dúzia de vezes, até aquela última postela miserável que arrancamos em desespero e que volta a formar-se e arrancamos quando é microscópica e volta a formar-se outra nano crostinha e arrancamos e..

Claro que depois disto tudo, voltamos a ser bonitos e damos valor à beleza, pois ela é um dom que Deus dá a umas pessoas e a outras não e quem somos nós (e vocês) para discutir os desígnios do Senhor.

22 comentários:

a_secretária disse...

costumas passar perto de uns estabelecimentos que se denominam Farmácias? Os pensos redondos são milagrosos. Vê lá se deixas de pôr a boca onde não deves...

Tolan disse...

Isso resulta mesmo? Ok... já experimentei uns e foi uma bela tanga. Além disso sou Homem, não entro em farmácias, só nas urgências e inconsciente.

Jade disse...

eu tb costume ter herpes, quando eles ficam secos e com crosta são menos repulsivos:::::::)

João M disse...

"ah, este comichão no lábio é uma borbulha a nascer ou é herpes?" - não interessa, uma pessoa já com alguma experiência mete pomada zovirax logo à primeira dúvida. é tão mais eficaz quanto mais anteciparmos. e esses pensos experimentei uma vez e nunca cheguei à fase de crosta, foi como se a fase de infecção e inchaço durassem o tempo todo.
pronto, é esta a minha experiência de vida sobre o tema.

A Chata disse...

aciclovir em creme 5x/dia
ou
herpatch pensos
ou
solução de sulfato de zinco a 2%...
Evita mexer. Além da lesão herpética, ficas com infecções microbianas que aumentam o tempo de recobro :p Cuidado com as mãos, toalhas, fronhas, pega-se. Olha os olhos, queratites herpéticas são muito piores.

As melhoras!

I. disse...

Há duas semanas a passar por esse ordálio, já estou na última fase. Desta vez atacou forte, mesmo tendo posto logo o penso no início. Os pensos resultam melhor no inverno, vá lá saber-se porquê.
Aplica gelo (envolto em pano, para não queimar) sobre o inchaço e depois na ferida. Alivia o ardor.

...:Ju:...® disse...

Existe algo chamado "Aciclovir Labesfal" que vem em comprimidos, 2 de 4 em 4horas e seca pra ai em 3 dias.. atacando com algum zovirax esses dias, e dps um cicatrizante, numa semana nem se nota o que se passou.. ah e tomar os comprimidos logo quando começa a comichao, impede que ele cresça mais que 2 ou 3 mm!
Tudo isto só tem uma desvantagem... desde à uns meses, que só se vende com receita médica! =/
(mas tb podes aproveitar e comprar logo 2 ou 3 caixas...!)

Flavor_Factory disse...

As pomadas de tratamento são várias... a mim o que me irrita mesmo é quando está a cicatrizar e faz esse crosta. Compra uma pomada cicatrizante (na farmácia sabem qual a melhor), e utiliza como se fosse baton do cieiro, facilita muito (é o meu truque) e resulta.

A. disse...

Vinha aqui também dar um bitaite, mas já vi que te sabem aconselhar. Deixa-te de tretas e trata isso com antiviral (aciclovir) em comprimidos e/ou pomada, para controlares a proliferação do virus e dares tempo ao teu sistema imunitário para agir.

(não tenho herpes, felizmente, de modo que não é conhecimento por experiência própria)

Catarina disse...

Meu querido Tolan, antes de leres o que vou escrever em tom de berro, lembra-te, eu gosto muito de ti e gosto muito de ler o que escreves, por isso não me insultes muito, sê brando e meigo comigo...

Ouve lá!!Se consegues fazer essa coisa milagrosa que é a previsão, porque não vais a uma farmácia e pedes algo para reforçar o sistema imunitário quando "sabes" que te vai aparecer?
E quando sentes que está a aparecer não sabes colocar logo um camadão de algumas dessas coisas que aconselharam aí em cima? Ou os pensos? Oh valha-me a santa! Tão inteligente e tão limitado!!
O que a farmácia disponibiliza não tem apenas como única finalidade encher os bolsos das empresas farmacêuticas!


P.s. Eu juro que embora possa não parecer neste momento eu continuo a gostar muito deste Blog!

Catrapisca disse...

O pior dos herpes é tentar dar dentadas em sandes, ou hamburgueres, ou comida semelhante... rebenta sempre, e são mais não sei quantos dias de recuperação!

Madalena disse...

Tenho larga experiência em herpes (desde pequenina) e digo-te q o melhor q há são os comprimidos. É carote se comprares sem receita (+- 25€, c/ receita uns 10€) mas compensa taaantooo!Os pensos acho q n valem nada, a pomada é a seca q já se sabe, ter de passar a vida a meter, conseguir ter ainda pior aspecto do q antes e nem spre ter bons resultados... Já os comprimidos se tomares logo q sentes esse aviso dá um granda resultado, não só evolui pouco, como é mais rápido, como te dá mais resistência pro futuro (isto já n garanto mas disse-me a minha dentista). Compra e guarda em casa p/ qdo voltar, conselho de amiga ;)

Anónimo disse...

descobri a identidade de tolan

a. disse...

sou pro no assunto, infelizmente.
os pensos? esquece.
os comprimidos? óptimos. depois de os tomares uma vez, até passas a ter com menos frequência, foi o que me aconteceu.
e não é sempre preciso comprimidos. desde que percebi que mal sinto os primeiros sintomas tenho que por imediatamente zovirax, o meu mundo ficou melhor. nem chega a nascer :)

Sofia P. disse...

Tolan... interjeições de desagrado pra ti pela descrição nanométrica do que é ter herpes.
Não tenho conselhos e mesmo que tivesse não tos dava porque já percebi que é uma catarse anual pra ti... ser bonito cansa, I get it!

Anónimo disse...

Não posso falar por experiência própria "graças a Deus e a todos os anjos e santos lá no céu a olhar por mim"...

Mas garanto que o melhor para isso é Alho... Deixa de encher o teu corpo com químicos, porque as melhores solções são mesmo as naturais. Experimenta cortar um dente de alho ao meio, sem tocar com as mãos no alho e esfregar nos lábios durante um tempo. Tens é que fazê-lo várias vezes por dia e convém começar desde cedo!

No meu pai resulta! Nunca demora mais que 3 dias a passar!

Boa sorte

Anónimo disse...

Eit que hoje também me apareceu! Acordei e, antes de me ver ao espelho, já sabia que ia haver molho. Já agora, esta parece-me a tertúlia ideal para perguntar sem parecer alucinada: serei a única pessoa que num dia pensa «Oh tempo que não me aparece herpes, até parece mentira» e, no dia seguinte, esta merda aparece? É que quando me lembro que não devia ter pensado isso, já pensei e depois fico breves segundos em letargia a pensar «Não, não, não apareças», mas quanto mais penso, mais ele sabe que está na hora de aparecer e é isto. Pronto, tinha isto preso há demasiado tempo, obrigadinhos.

;) M Leonor

sem-se-ver disse...

éter.

(não estou a brincar. conselho dado por enfermeira que resulta de tal forma que sempre o faço e aconselho a todos)

uma cotonete mergulhada em éter e passar no local. mesmo que atinja lábio são não faz qualquer mal a este. desincha a velocidade supersónica e , basicamente, 'queima' a ferida (não se sente qualquer tipo de dor, claro!), acelerando o processo de cicatrização. fica uma crosta, claro, mas mais forte e castanha que as purulentas do herpes, que até pode passar por 'crosta que resultou duma queda que magoou o lábio'.

4, 5 dias, passou.

Pólo Norte disse...

"A amamentação é o silicone das pobres"

"A anestesia geral é o ecstasy dos pelintras"


"O herpes é o botox das pobres."

Pólo Norte Ruth

MF disse...

Eu também tenho esse problema, mas desde que tomo Valtrex (comprimidos) mal sinto os primeiros sintomas e aplico zovirax. É uma maravilha! Relativamente aos pensos, só os aplico à noite para dormir porque de dia nem sequer vale a pena usá-los. Assim, conjugando os três métodos consigo que o lábio não inche e que o herpes se cure mais depressa. Foi a solução que encontrei para deixar de ficar com as enormes "beiçolas".

Mario disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mario disse...

Um tem que cuidar de todos os meses de várias doenças que têm o corpo. tem que falar com o médico e tem que passar por exames médicos. Há muitos remédios na especialidade de estomatologia como valtrex que ajuda muito.