quinta-feira, 5 de maio de 2011

gosto muito de vocês todos

Acabei o meu romance, revi-o, reescrevi-o, algumas partes uma boa dúzia vezes, quase um ano de tempos livres, após uma dezena de tentativas frustradas, são 270 páginas A4, o que dá cerca de 400 numa paginação de romance.
Imprimi-o hoje pela primeira vez e gosto de mexer nas folhas e ver aquilo tudo, são muitas letras juntas, a formar frases inéditas. Um romancista de grande experiência e craveira, aconselhou-me a esperar e relê-lo depois, outra vez, com distanciação. Tinha vontade de o despachar já a torto e a direito para algumas editoras, acompanhado de uma carta em que explicava como a editora em questão podia ajustar o seu catálogo (eliminando alguns autores que edita, incluindo outros essenciais etc.) para poder incluir o meu romance e a minha pessoa na sua oferta, podia ajudar uma editora, mas como tenho vontade de fazer isso, acho que vou esperar uns tempos e fazer o que ele diz, entretendo-me com um ou dois contos. Agora estou enjoado, tanto que a sua conclusão, pelos vistos provisória, me suscitou uma alegria fugaz, como um orgasmo seguido de suspiro melancólico e sono, e não uma euforia prolongada como seria de esperar. A maior euforia prolongada que tive nos últimos tempos foi com o campeonato que o Benfica ganhou o ano passado e é essa que me serve de comparação. Durante semanas, enquanto tomava banho e esfregava bem ali atrás das orelhas, lembrava-me do Benfica campeão e nem ficava deprimido com o facto de ter de trabalhar dali por meia hora.

20 comentários:

R. disse...

Quando estiver publicado, pretendo lê-lo.
Também eu espero terminar o meu ainda este ano. Os tempos livres não são muitos...
Fico a aguardar a data do lançamento.

lolita disse...

break a leg!

Anónimo disse...

tolan, manda-me uma cópia para o meu endereço para dar a minha opinião:

José Luís Peixoto
Rua dos Douradores, nº7, 4º andar

ou entao vai ter à cave. esquece, a cave fechou. manda por correio.

Isabel disse...

Aquilo da distanciação é, sem dúvida, um bom conselho.

Anita Vai à Tasca disse...

Vou controlar as expectativas, comer uns tremoços e aguardar.

anouc disse...

Volta a relê-lo daqui a uns 10 anos.

Ana M. disse...

Muitos Parabéns Tolan! Aguardo pacientemente a sua publicação. :)

disse...

Vais publicar sob pseudónimo? Assola-te essa dúvida à noite quando te vais deitar? O glamour do sucesso não será o mesmo. O horror do falhanço será suportável.

kiss me disse...

Tolan, enviei-te um mail para o endereço aqui do lado ----> com informação que espero que te venha a ser útil na publicação.

E nós também gostamos muito de ti.

maria 3a disse...

wow! parabéns! tenho curiosidade de ler isso :)

Peter of Pan disse...

Então, partindo do teu princípio, que na verdade é o fim do teu post, um gajo que seja do Sporting andará com uma depressão tão aguda que toda e qualquer porcaria que escreva se assemelhará, em comparação, à Montanha Mágica. Portanto, seguindo este raciocínio, deixo aqui a hipótese, que decerto tu, Tolan, investigarás, de o teu amigo José Luís Peixoto ser lagarto.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=OTIrnfYijVQ&feature=related


From New Album "Tomboy" - releasing April 12

01. You Can Count on Me
02. Tomboy
...
10. Afterburner
11. Benfica

GRANDE...

Diogo C. disse...

270 páginas/400???... é muito estardalhaço para iniciar... vão todos achar que és um attention whore, e com forte possibilidade do romance ser muito fraquinho e, por isso, fracassado. Eu ando a apurar um desde 2008 e não vai ter mais de 100 páginas. É uma coisa radical, que diz Estou aqui, não Sou mais um. Vê lá. Tens de trabalhar muito mais e cortar cortar cortar... só o essencial é que fica. O escritor hoje serve para arrumar a casa; digo.

Bella disse...

Quero ler, quero ler!

Boa sorte*

Mc Ako disse...

eu estou desde mais ao menos a expo98 a escrever um comentário crítico ao conformismo suiço, mas está-me a custar cortar no essencial.

também estou aqui, não sou mais um disse...

mas apesar de tudo não ando a apurar nada desde 2008 e não sou nada radical.

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Vou ler com carinho, mas quero um convite para o lançamento.
Posso ir rem reportagem ;)

Diogo C. disse...

Bichas invejosas... o meu coment não tinha a intenção de melindrar nng, mas escrevo mesmo a valer (e radical), e isto não deveria fazer confusão.

Oásis disse...

BTW: http://www.concursosliterarios.benfazeja.com/2011/04/premio-literario-revelacao-agustina.html

just in case you're interested.

Com ou sem concurso: boa sorte!

Anónimo disse...

Dê uma vista de olhos pelos blogs da missnark; o evil editor e o slushpilehell... no meio dos disparates todos há alguns bons conselhos.